“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SINTE/SC APOIA SIM OS MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO


Em resposta a texto enviado pelo grupo de oposição aos filiados, entidades e publicado nas redes sociais
O SINTE/SC é uma entidade séria que representa mais de 60 mil trabalhadores em educação, bem como, milita na defesa da escola pública, de qualidade e para todos. Mas como toda entidade sindical tem um grande viés político, e dentro de sua diretoria executiva várias forças e grupos com divergências ideológicas, o que é normal na democracia em que vivemos o que sempre foi e será respeitado por esta entidade.

Entretanto, não podemos esquecer que mesmo grupos de oposição não podem vir a público desvalorizar a imagem do SINTE/SC enquanto entidade, afirmando que o sindicato não apoia encontros e lutas pela educação.

Neste caso, trata-se do Encontro Nacional de Educação promovido pelo ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, entidade filiada a CSP-CONLUTAS, grupo o qual solicitou ao SINTE que financiasse o ônibus para o transporte da representação de SC para o evento que acontecerá no Rio de Janeiro.

Sendo assim, o SINTE/SC esclarece que apoia e participa das mobilizações pela educação, em 2014 estivemos presentes na Marcha Nacional da CNTE, confederação a qual somos filiados, da mesma forma aderimos a Greve Nacional de 3 dias promovida pela mesma entidade. Também participamos da Marcha dos Trabalhadores organizada pela CUT, central a qual somos filiados. Vale destacar que o grupo de oposição não participou de tais mobilizações, foram contrários, o que foi respeitado pelos demais membros da executiva do sindicato.

Além disso, fomos organizadores de vários atos públicos e mobilizações pelo estado, na luta pela nossa pauta de reivindicações que incluem a batalha pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional, descompactação da tabela salarial do magistério, 1/3 de hora-atividade, pelo fim do decreto das progressões, entre outros temas.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Comunicado do Setor de Imprensa do SINTE/SC

COMUNICADO DO SINTE/SC

  Comunicamos a todo magistério Catarinense, aos/as nossos/as filiados/as e leitores/as do site do SINTE/SC que estamos reformulando totalmente nossa página. Será um novo site com mais recursos para as publicações, vídeos, áudios, artigos, legislação, filiação, contatos, regionais, links para outras páginas e campanhas importantes para a educação, enfim. 

  Para que a categoria fique sempre bem informada sobre as ações do Sindicato, das Centrais as quais somos filiados, bem como, da conjuntura política do Estado e do país. Sendo assim, até que a plataforma esteja organizada, pois ela encontra-se ainda em construção, estaremos publicando os conteúdos mais urgentes aqui na nossa FanPage no facebook: https://www.facebook.com/unidospelaeducacao

Contamos com sua compreensão e em breve nosso novo site estará no ar.


SINTE/SC

Forro de escola desaba sobre alunos


  Desta vez a integridade física de 730 alunos e funcionários da EEB Maria Terezinha Garcia, em Camboriú, ficaram em risco, isso porque, nada mais, nada menos parte doforro de uma sala de aula e do refeitório da escola desabou em cima de alguns alunos, que ficaram muito assustados. O caso foi destaque no Diário Catarinense de ontem, 02/07.

  O Corpo de Bombeiros solicitou a apresentação de laudo estrutural da edificação e notificou a direção da escola para iniciar processo de regularização do sistema preventivo contra incêndios, já que com certeza a escola, igualmente a imensa maioria, não possui a regularização desse sistema. Eles decidiram interditar preventivamente a escola.

  O SINTE/SC, Tribunal de Contas do Estado – TCE e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa em diversas denúncias vêm alertando aos trabalhadores/as, alunos e pais da precarização de várias escolas por todo o Estado. Já é um desastre anunciado. Este Governo que gasta milhões em publicidade para veicular nos meios de comunicação o PACTO PELA EDUCAÇÃO não está colocando em prática o lindo discurso que dispõe na mídia. Então se o Estado tem gastado tanto com a educação, com a estrutura das escolas, como pode esse tipo de incidente acontecer? Para onde estão indo esses recursos do dito Pacto?

SINTE/SC cobra resposta da SED/SC da audiência realizada em 01/04/2014

  No dia 01/04/2014 a Diretoria Executiva do SINTE/SC acompanhada pela sua assessoria jurídica realizou uma audiência com a Diretoria de Gestão de Pessoas da SED/SC, entre outras questões que foram discutidas estão:

  1. Quanto ao cumprimento da hora atividade aos professores orientadores em tecnologia educacional, aos professores em readaptação funcional e aos servidoresde Programas Pedagógicos do Governo de Santa Catarina, a exemplo do orientador em leitura e lazer, segundo professor de turma, professor intérprete, professor bilíngue, instrutor de libras e etc., Ficou definido que a SED/SC analisaria a proposta do SINTE/SC de emitir uma Orientação Normativa reconhecendo o direito de todos esses servidores ao usufruto da hora atividade, até o dia 01 de julho de 2014, quando apresentará uma posição definitiva ao Sindicato.
  2. Em relação ao concurso para os profissionais das salas informatizadas, houve a concordância de que o cargo é permanente e o comprometimento de estudo sobre o caso foi de retorno até o dia 01 de julho de 2014, quando a secretaria apresentaria uma posição definitiva ao SINTE/SC.

  Como até na data estabelecida o SINTE/SC não recebeu nenhum retorno, este entrou em contato com a SED/SC cobrando o compromisso assumido naquela oportunidade. Porém, a SED/SC justificou que ainda não tem uma posição oficial sobre os casos, mas estarão em breve encaminhando a resposta ao SINTE/SC. Assim, que receber esta, encaminhará a discussão e as medidas devidas relativas ao caso para garantir o adequado e integral respeito aos direitos dos trabalhadores.