“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

COMUNICAÇÃO Nº 138/2014

SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina – Regional de Blumenau comunica TODOS/AS OS/AS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, o calendário de funcionamento da SEDE REGIONAL para o final do Ano 2014 e inicio do Ano 2015:



ESTAREMOS ATENDENDO ATE O DIA 19 DE DEDEZEMBRO DE 2014;

RETORNAMOS NO DIA 05 DE JANEIRO DE 2015;

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

13:30 ÀS 17:30 – DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
                     


Aproveitamos para desejar a todos/as um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo



 




NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINTE/SC – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina constitui-se em Entidade Sindical que representa mais de 60 mil Trabalhadores em Educação, incluindo professores/as, equipe técnica pedagógica e administrativa, enfim, profissionais das Escolas Públicas do território catarinense.
É uma organização que luta a favor dos Trabalhadores da Educação e melhorias nas suas condições de trabalho, construindo sua história na construção de uma sociedade mais democrática e plural, com escola pública gratuita, de qualidade e para todos e todas. Desde os mais árduos tempos da ditadura militar, o SINTE já estava à frente na luta, exigindo melhores condições aos Trabalhadores, em especial aos da Educação, inclusive com a defesa constante, firme e exitosa dos direitos da categoria, no plano político e também jurídico, com o ingresso de centenas e centenas de ações, com a cobrança dos mais variados direitos dos Trabalhadores da Educação.
No entanto, ultimamente membros da Categoria do Magistério têm recebido “visitas” de grupos de pessoas, que passam pelas Unidades Escolares, e se apresentam como Advogados, induzindo os Trabalhadores a ingressar com ações judiciais na Justiça Estadual (TJSC) afirmando que a Assessoria Jurídica do SINTE/SC não promove tais ações, ou inclusive, apresentando-se como se fizessem parte da própria Assessoria Jurídica do SINTE/SC.
Aproveitamos para esclarecer que temos recebido diversas reclamações sobre inverdades levadas para as Unidades Escolares por este grupo de pessoas, que se apresenta como Advogados/as, em especial sobre as Ações do Piso Salarial e de 1/3 de Hora/Atividade. Cabe ressaltar que nossa Assessoria Jurídica sempre informa sobre as bases legais e andamento dessas ações.
Da mesma forma, esclarecemos que são inverídicas as informações no sentido de que as chamadas Ações Individuais teriam tramitação mais rápida do que as Ações Coletivas. Há direitos  implementados com maior efetividade pela via das Ações Coletivas, que beneficiam a toda Categoria, como ocorreu, apenas para citar um exemplo, com o pagamento do Vale Alimentação nos afastamentos legais, pago em folha desde 2011, sendo que os atrasados já estão no início da Execução, a demandar cálculos individuais de cada associado.
Por isso, aproveitamos para alertar a Categoria dos riscos de se fornecer dados pessoais e documentos, bem como assinar procuração em favor de pessoas/profissionais desconhecidos e sem respaldo ou referência institucional, que garanta o posterior contato pelos associados,



O SINTE/SC já divulga para seus associados e associadas, todos os processos em andamento, por meio de sua Assessoria Jurídica, seu Blog (http://sinte-sc.org.br/) e Jornal Mural distribuído nas escolas, não havendo necessidade de contratação de assessoria particular, ainda que isso seja um direito de todo associado.
Diante dessa situação, cabe aqui reiterar que o SINTE/SC dispõe de Assessoria Jurídica devidamente constituída, qualificada e à disposição da Categoria para esclarecimentos sobre seus direitos, agendamento de consultas, informações administrativas e jurídicas em geral, bem como ajuizamento de ações para cobrar os direitos da Categoria. Para tanto, possuímos Regionais organizadas, incluindo a Regional de Blumenau.
Saudações sindicais,


Coordenação Regional de Blumenau


Of.058/2014– Dep. Jurídico

Of.058/2014– Dep. Jurídico                                                   Blumenau, 15 de dezembro de 2014.



Aos
Trabalhadores em Educação APOSENTADOS/AS
Regional de Blumenau



A Coordenação do SINTE/SC – Regional de Blumenau, reitera a comunicação do seu  Departamento Jurídico que a Ação Coletiva nº 023.10.050469-0 assegurou a todos e todas (APOSENTADOS/AS) o direito ao pagamento do Prêmio Educar no período de 1º de março atá 31 de julho de 2008.

Os Trabalhadores/as Aposentados interessados/as deverão proceder da seguinte forma:

a)      Procuração e Requerimento Judicial – preenchido no SINTE no ato da entrega dos documentos;
b)      Ficha Financeira de 2008 - solicitar junto ao setor RH da GERED Regional;
c)      Cópia da Portaria de Aposentadoria emitida pela SED ou GERED;

Lembramos que estes documentos deverão  ser encaminhados ao SINTE/Regional até da data de 19 de dezembro de 2014 ou no próximo ano a partir do dia 05 de janeiro de 2014, sempre das 13:30 às 17:30.

Outrossim aproveitamos para desejar a todos e todas um Feliz Natal e um iniciio de 2015, cheio de realizações e conquistas para todos e todas e seus familiares.

Sendo o que se apresenta para o momento, agradecemos e nos colocamos a disposição para outros esclarecimentos caso necessitar.



Coordenação Regional

SINTE - Blumenau

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ESCOLA E SAÚDE DEVEM TER ATUAÇÃO DIRETA NA PREVENÇÃO À AIDS, DIZEM ESPECIALISTAS

Especialistas e representantes de organizações da sociedade civil e de governos discutiram hoje (1°) o aumento de casos de aids entre os jovens no país. A iniciação sexual precoce dos jovens e a falta de informação qualificada sobre a doença foram algumas das hipóteses levantadas. Debatedores avaliaram que a escola e a área de saúde precisam atuar mais diretamente junto aos jovens para reverter esse quadro.
O gerente de Conteúdo do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, João Geraldo Netto, disse que uma das possibilidades para o crescimento no número de casos registrados entre jovens é a impressão que eles têm de que a doença não é mais uma grande ameaça. Ele avalia também que o tema está perdendo espaço na mídia.
“A aids está sendo pouco discutida e ainda é uma doença que mata muita gente. Os jovens estão sendo mais afetados, e acredito que isso pode estar relacionado à falta de visão que eles estão tendo sobre a doença e ao fato de ter medicamentos com bons resultados. Mas ainda estamos pesquisando o que pode estar acontecendo”, disse.
Outra hipótese apontada por João Geraldo é que uma mudança na metodologia de notificação da doença, iniciada há um ano, pode ter aumentado o número de notificações, mas não de casos novos de contaminação entre os jovens.