“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Assembléia Regional 09/11/2013


Na Assembléia do ultimo sábado que teve por finalidade eleger os delegados para o X Congresso Estadual do SINTE/SC, que acontecerá em Fraiburgo no dia 05, 06 e 07 de dezembro foram eleitos 33 Delegados da Chapa 1 (Silvia Betina) com 91,2% dos votos válidos. Sendo que a Chapa 2 (Sônia Rita) obteve 8,7% dos votos válidos.

Foi apresentada a sinopse de três teses, tendo como representantes Maicon Manoel, Sônia Rita e Sandro Luiz Cifuentes respectivamente. A Coordenadora Silvia Betina deu os informes sobre a Audiência Pública para Eleições de diretores e a participação dos representantes do SINTE/Bnu no CONAE e no Fórum Municipal de Educação.


O Professor Sandro Cifuentes e a Professora Rosangêla Barreiros, ambos representantes do SINTE Estadual, deram os informes e o andamento das negociações do SINTE/SC sobre a campanha salarial.


REUNIÃO ENTRE SINTE E GOVERNO


Dirigentes do SINTE/SC estiveram ontem, dia 12/11, na Secretaria da Educação para mais uma reunião. Entretanto, o secretário Deschamps não estava presente, o representando estava a Diretora de Gestão de Pessoas/DIGP Lúcia Steinheuser Gorges.

Os pontos abordados foram a HORA ATIVIDADE e as AULAS EXCEDENTES. Sobre a hora atividade, a principal discussão foi sobre o tempo de duração. A posição da secretaria é de hora relógio (60 minutos), sem confirmar o número de aulas dadas e quantas de hora extraclasse. O SINTE defende conforme consta na LEI 170, hora aula 48 minutos, sendo 26 aulas com aluno em sala e 14 de horas atividades. Também foi questionado o cumprimento ou não destas horas na unidade escolar, a proposição da secretária foi de 50% na escola que tenha condições e 50% em casa, e a disposição para reuniões com país, assembleias e alguns outros casos escolares, a qual os representantes do sindicato acharam viável, mas que deve ser deliberado pela categoria.

Com relação a AULAS EXCEDENTES, a secretaria levantou a hipótese de extinção gradativa, começando com o professor de 40 horas, que poderá ter no máximo seis aulas excedentes, no ano seguinte quatro e assim até sua extinção. Os representantes do Sindicato acharam que poderia ser possível, porém é uma questão que será submetida a discussão com a categoria. Eles ponderaram que os valores referentes a estas aulas devem ser incorporados ao salário dos trabalhadores em educação, extinguir sim, mas não com perdas salariais.

Ao final ficou previamente agendada uma nova reunião para novos pontos de discussão, como tabela salarial, formas de progressão, entre outros temas.


Contato:

Graciela Caino Fell
Jornalista
MTB:4455SC
ASSESSORA DE IMPRENSA SINTE – SC
(48) 9178-9026 ou 3212-0306