“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Release 004/14 – 18/02/14


Conselho Deliberativo do SINTE confirma indicativo de greve a partir de março

A primeira reunião do Conselho Deliberativo do SINTE/SC de 2014 aconteceu nos dias 14 e 15/02, onde mais de 120 conselheiros, eleitos para representar a categoria das 30 regionais e municipais do sindicato discutiram os rumos a serem tomados pela entidade, diante da posição adotada pelo governo Colombo para a educação.

Durante os dois dias de debates, os representantes das regionais trouxeram informes que deixaram clara a revolta da categoria, que rejeitaram de forma unanime a proposta de parcelamento de reajuste do piso feita pelo governo. Os(as) trabalhadores não aceitam mais o descompromisso e a leviandade do governo para com a educação em Santa Catarina, com escolas sem estrutura, salas lotadas, falta de vagas para o Ensino Médio especialmente na grande Florianópolis, escolas sendo fechadas ou cedidas a terceiros, merenda de qualidade duvidosa, sem contar a violência que impera dentro de grande parte das unidades escolares.

Vale relembrar que no final de 2013, Colombo aprovou um pacotaço de projetos que indignou servidores de vários setores do funcionalismo público. Desde então, ampliou-se as discussões do Fórum de Servidores Públicos do Estado, com a participação ativa dos(as) dirigentes do SINTE. Estas discussões culminaram na deliberação de um grande Ato, que acontecerá dia 18/03, após a Assembleia Estadual do Magistério. Neste ato os(as) servidores(as) denunciarão à sociedade catarinense, a política de desvalorização e descaso com o serviço público aplicada pelo Governo Colombo. Precisamos tomar as rédeas da situação e dar um basta!

Neste contexto, foram discutidas e analisadas, a atual conjuntura política estadual e nacional, a proposta de parcelamento do reajuste feita pelo Governo do Estado e a partir disto, importantes decisões foram tomadas e a principal delas, foi a aprovação pela maioria do indicativo de greve a partir da paralisação nacional convocada pela CNTE, nos dias 17, 18 e 19 de março, com Assembleia Estadual marcada para o dia 18/03, onde a categoria deverá discutir e decidir os rumos da luta.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

CONVOCAÇÃO Nº 126/2014 - Reunião de Representantes

A Coordenação do SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina, - Regional de Blumenau, convocar todos/as os/as Trabalhadores/as em Educação para participarem da REUNIÃO  DE REPRESENTANTES, de acordo com a seguinte pauta e horário/local:


            DATA: 21/02/2014 (Sexta-feira)
LOCAL: Sala do Hotel Himmelblau – rua sete de setembro, Centro – Blumenau/SC.
HORÁRIO: 17:00

Pauta:

1)      Informes gerais da regional/estadual ;
2)      Avaliação da Proposta do Governo/ Analise de Conjuntura;
3)      Greve Nacional dos dias 17,18 e 19 de março/2013
4)      Plano de Lutas e Encaminhamentos;
5)      Outros;


É IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS/AS – MOBILIZANDO A SUA UNIDADE ESCOLAR

PARTICIPE – CONVIDE UM/A AMIGO/A


FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO DE TODOS/AS!!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

GOVERNO EMPURRA MAGISTÉRIO PARA GREVE




POSSE DOS NOVOS EFETIVOS: SINTE-SC QUEBRA PROTOCOLO E ABRE FAIXA EM FRENTE A MESA DE AUTORIDADES






Durante a solenidade de posse dos novos efetivos do magistério Catarinense, na tarde de hoje, 05/02, no Teatro Pedro Ivo, junto ao Centro Administrativo do Governo do Estado, dirigentes do SINTE-SC se deslocaram até a frente do palco e abriram duas grandes faixas para mostrar aos presentes que a luta do Sindicato garantiu o Concurso Público, dando oportunidade para vários profissionais conquistarem suas vagas e nomeações. E também ressaltando que a valorização dos trabalhadores da educação só poderá ser possível com o pagamento do Piso na carreira, com reajuste salarial estabelecido em Lei, para todos e retroativo a janeiro.

Além de mostrar as faixas para os professores, os sindicalistas viraram as mesmas para que todos os integrantes da mesa oficial lessem o conteúdo. Os dirigentes foram aplaudidos pelos ingressantes na carreira do magistério. Outros manifestos também foram registrados no evento.
 
A quebra de protocolo não estava sendo esperada pelas autoridades, em especial ao Secretário Deschamps, que diante do manifesto se obrigou a reconhecer que o Concurso foi conseguido através da pressão da categoria.

Os representantes do sindicato também distribuíram um panfleto com um texto informando  e alertando a todos sobre a atual situação das “negociações” do SINTE com o Governo, bem como, o descaso do mesmo com as pautas da categoria, como por exemplo, o pagamento parcelado do “pequeno percentual” de 8,5% de reajuste para 2014.