“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

domingo, 3 de julho de 2011

A última proposta do governo

Terminou a reunião de Colombo com o Sinte. A proposta do governo é a seguinte:
Aumenta a regência de classe de 17% para 20%, a partir de agosto, e de 25% para 30% também a partir de agosto.
Aumenta a regência de classe a partir de Janeiro para 25% e 40%, decompondo integralmente todas as gratificações.
Eleva a gratificação por aula excedente de 1,5% para 3,6%, a partir de agosto e retorna plenamente aos 5% em Janeiro de 2012.
Grupo de trabalho iniciaria estudos para definir a aplicação integral no piso na carreira após o termino da greve.

Fonte: Moacir Pereira

28 comentários:

  1. A greve dos professores completa neste domingo 47 dias e a principal reivindicação é o aumento da regência de classe – uma gratificação sobre o salário-base.
    DIÁRIO CATARINENSE………

    PESSOAL….NINGUEM ESTA VENDO ISSO?????LEIAM O DIARIO ON LINE……E SACRILEGIO…..QUEM DISSE PARA O GOVERNADOR QUE ESTA E A PRINCIPAL REIVINDICACAO????? ISSO E REPOSICAO DE ALGO QUE JA ERA PRATICADO A ANOS E ELE SIMPLESMENTE PASSOU A MAO…..

    SINTE/////ABRA O OLHO////A PRINCIPAL NEGOCIACAO E O PISO NA CARREIRA……CUIDADO COM A IMPRENSA…..ELES FALAM O QUE O GOVERNO QUER, ISSO TEM QUE SER ESCLARECIDO POIS VAI AS BANCAS AMANHA

    ResponderExcluir
  2. De fonte segura: Esta proposta o Governador já tinha para dar na sexta-feira. Tentou ganhar mais tempo, enrolando e esperando pra chamar o Sinte “DOMINGO À TARDE”.
    Proposta de reposição do que foi retirado. – SAFADO.
    E o PISO????? É isto que nós queremos. Estamos em greve pelo PISO.
    Criciúma

    ResponderExcluir
  3. A greve é para garantir o piso. Mas devido as alegações do governo proponho que a categoria suspenda a greve por um tempo. Devemos acompanhar o grupo de estudo para ver se o governo cria um cronograma para implantar o piso na carreira. Dar um PRAZO, caso não seja atendido RETORNAMOS A GREVE. DEVEMOS VOLTAR PARA A SALA DE AULA E MANTER O ESTADO DE GREVE.

    ResponderExcluir
  4. nada de adiantar assembléias, já temos compromissos que não podem ser trocados da noite p/ o dia, como a maioria dos professores não posso me dar ao luxo de ganhar a vida apenas trabalhando 40 hs, portanto nada de mudar o dis já marcado!

    ResponderExcluir
  5. QUE SINTE EH ESSE??? AVANÇOU EM QUE? EM DEVOLVER ALGO QUE A GENTE JÁ TINHA???
    O FOCO AGORA EH RECUPERAR A REGENCIA??? MEREÇO….
    E O PISO???? SE A GENTE VOLTAR… ESTAREMOS CEGOS.. ENTRAMOS NA GREVE COM REGENCIA.. ELE DEVOLVENDO VAI SER UM AVANÇO?? EM QUE??

    ResponderExcluir
  6. Muito blá, blá ,blá por parte do governo e a Aplicação do Piso na carreira nada.
    A regencia já era nossa e foi retirada.
    Não aguento mais ser enganado.

    ResponderExcluir
  7. O Sr. Raimundo Colombo está de brincadeira…a greve é para a aplicação do Piso Salarial Nacional, não para repor direitos adiquiridos a tempo na carreira do magistério…
    E A GREVE CONTINUA MAIS FORTE AINDA

    ResponderExcluir
  8. POR QUE SERÁ QUE O TBALDE TÁ COM PRESSA, É QUARTA FEIRA E DECRETAR CONTINUAÇÃO DA GREVE E PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
  9. A GREVE VAI CONTINUAR.

    POR QUÊ?

    PORQUE A REGENICA NÃO ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO. PONTO;

    PORQUE NÃO HOUVE AVANÇO NAS NEGOCIAÇÃO: É BRINCADEIRA NÉ! O GOVERNO REDUZIU A REGENICA DE 25% PARA 15%, NUMA PRIMEIRA TENTATIVA DE LUCIBRIAR OS PROFESSORES, DEPOIS, PARA 17%, AGORA, PARA 20%; E, CONTINUA PAGANDO OS 22 MILHÔES COM NOSSO DINHEIRO.

    A GREVE CONTINUA, CONTINUA;A GREVE CONTINUA. E, O TEBALDI VAI VIRAR UM BALDE SEM FUNDO.

    ResponderExcluir
  10. Se o comando de greve do sinte aceitou uma proposta dessa, é preocupante. Se o comando de greve levar uma proposta dessa para a assembleia é hora de os professores trocarem o comando de greve, porque desse jeito estão lutando contra o sinte e o governo juntos.

    ResponderExcluir
  11. EVOLUÇÃO???

    Não vejo evolução nenhuma. Ele está “devolvendo” o que nos tirou. É como se tivesse roubado o pirulito

    e devolvido o palito com um pouco de açúcar.

    E demoraram mais de 40 dias para chegar a essa proposta? É muita falta de respeito.

    O Tebaldi está me saindo um péssimo GESTOR.

    Porque o excelentíssimo só se pronunciou agora? (essa é uma perguntinha que não quer calar)

    ResponderExcluir
  12. E quem disse que a Greve era para recomposição de regências. Que não me falhe a memória, que já fazem 45 dias, entramos na Greve para Implantação de uma Lei Nacional – Que era o Piso Nacional da Educação. Não era isso pessoal!!

    ResponderExcluir
  13. Afinal, porque
    eles não dizem porque o ESTADO está desse jeito. Que contas ELES fazem? Então, eu estou certa?
    ELES tiram da gente e pagam a gente mesmo? É o que parece….

    ResponderExcluir
  14. Fazer greve para que? para ser enrolado por quase dois meses e no final ouvir o comando de greve dizer que houveram “avanços” ?O que é isto? Realmente, se a categoria aceitar um absurdo desse, nunca mais ousem mencionar a palavra greve. A regência já era nossa. Agora precisamos negociar sua devolução? Já era ridículo ter de negociar uma Lei Federal,a do Piso. Sinceramente, não vi proposta alguma do Governo no dia de hoje.Alguém viu? Percebi apenas mais uma tentativa de golpe.

    ResponderExcluir
  15. e o piso ? e o plano de carreira ? o foco da greve é esse nao a regencia ou aulas excedentes que sao direitos adquiridos.

    ResponderExcluir
  16. não vejo nenhuma evolução. sou acts meu contrato encerra em dezembro como, o governo vai pagar? teremos retroativo no final do contrato? eu digo por mim mesma como irei confiar num governo que deixou a educação parada por 44 dias, se contradizendo, mentindo, e humilhando os professores.
    Outra coisa tenho um documento assinado por Marcos tebaldi no contrato do Programa Mais Educação, iniciei, trabalhei e simplesmente esse senhor suspendeu, perdi outras vagas em outras escolas municipais, tive que voltar para a escolha de vaga do estado e só consegui uma vaga longe de minha casa mais ou menos uns 35 km e simplesmente, não me deram satisfação ou me pagaram os dias que trabalhei no Mais Educação.então como confiar nessas pessoas que dizem ter compromisso e respeito pelo professor.

    ResponderExcluir
  17. Entramos nesta greve pelo piso (LEI). Ele retirou regência e outros direitos….pisou no nosso plano de carreira e agora estamos negociando a volta da regência? Não entendo. Estamos negociando o que já tínhamos? Perdemos o foco? Não entramos na greve pela regência, por percentuais de aulas excedentes…..não foi por isso que entrei. Isso eu já tinha, todos tínhamos. O que aconteceu no caminho? Ele nos enrolou tanto que já não sabemos por que estamos lutando?

    ResponderExcluir
  18. Espero que o SINTE não aceite tal proposta. Porque ao invés do governo insistir em alegar que não há recursos financeiros, não se aplica de forma integral o valor do FUNDEB, que já pertence aos educadores? Se vai faltar verba para os setores que estão usando de forma ilegal estes recursos, é um problema que pode ser resolvido depois, com a greve deles se necessário. Se realmente há preocupação com os pais e com os alunos, se a educação está em primeiro lugar, é muito simples: aplica-se o valor integral do FUNDEB neste mês, o que garante as reivindicações do piso. Mas o governo não quer criar atritos com seus cabides de emprego comissionados, nem com setores com elevados salários. Então como sempre, espera que os compreensíveis professores voltem para suas salas sem nenhum reajuste e acredite em novas promessas para janeiro de 2012. E mais: que o governo possa continuar desviando o dinheiro do FUNDEB, até que se possa encontrar outros recursos para não diminuir os salários destes setores que estão usufruindo de verbas da educação. Pode existir tolerância? Devemos aceitar a corrupção e voltar como cordeirinhos para sala de aula? Onde estão as leis? A justiça? Quem fará o governador obedecê-las?

    ResponderExcluir
  19. ão vamos aceitar uma proposta dessas. O SINTE poderia se pronunciar, mas quem decide o fim da greve são os professores. Quem estiver sentindo insegurança ou cansado deve pensar que nesse país nada se consegue sem esforço. 46 dias de greve não é nada. Lembrem-se que em 1984 os mineiros da Inglaterra fizeram uma greve que durou um ano. Tbm não tiveram salários nesse ano de greve. Já fizeram o cálculo no seu salário com a proposta do governo? Não vai aumentar nadadinha minha gente. Vamos perder um direito adquirido que é a regência e não vamos ganhar nada. Quem se sentir cansado vá descansar e sofrer por estar roendo a corda.

    ResponderExcluir
  20. COLEGAS!
    PELO AMOR DE DEUS, RACIOCINEM. ENTRAMOS EM GREVE PELA APLICAÇÃO DO PISO NA CARREIRA, PARA QUE O GOVERNO CUMPRISSE A LEI DO PISO. O GOVERNO EM CONTRAPARTIDA, DE FORMA ARBITRÁRIA RETIROU-NOS A REGÊNCIA DE CLASSE PARA COM ELA COMPOR O PISO, E AGORA OEFERECE COMO SE FOSSE UMA CONQUISTA.
    E, PIOR, TEM GENTE QUE ACHA QUE ESTAMOS AVANÇANDO!!!
    SOMOS PROFESSORES, PRECISAMOS TER O MÍNIMO DE PERCEPÇÃO DOS ACONTECIMENTOS! NÃO ACREDITO QUE ENTRAMOS NA GREVE PARA PERDER DIREITOS JÁ ADQUIRIDOS!

    ResponderExcluir
  21. SINTE, por favor emita uma nota na imprensa também!!!

    A Sociedade Catarinense tem que entender a verdadeira situação!

    Se vocês deixarem tudo ir com a correnteza, verão a população somente com o que o governo diz! E diz equivocadamente!

    SINTE, ACORDA!!!

    NOTA IMPRESSA EM JORNAL JÁÁÁÁ!!!! e PRA ONTEM!

    ResponderExcluir
  22. Estamos Fugindo do foco pois não estamos brigando por aumento de regência e sim pelo piso. Por que aceitar que o governo parcele a regência, se ele jamais deveria ter mexido nela, na verdade ele reduziu a regência para colocar no valor do piso, portanto ele não esta dando nada pelo contrário estar tirando de um lado e colocando em outro e com isso vamos ficar com salário na mesma, ganhando no valor liquido menos do quando entramos na greve. Brincadeira!!!! Cadê o respeito??? Governo bonzinho né, vai parcelar a regência…. Fala seriu!!!

    ResponderExcluir
  23. Penso que o comando deveria exigir uma data pa aplicação do piso. A regencia naum estava na negociação. Acertar o calendário para o pagamento do piso. Eles é que sabem das contas, eles é que tem que oferecer as datas. Este grupo terá autonomia? O pagamento do piso, se o grupo decidir será feito este ano?
    Alguém pode responder? Já existe a proposta por escrito? Ela está disponível?
    Caro Moacir, há que ser feita uma correção no diário catarinense: o motivo da greve é pelo pagamento do piso e cumpriemnto da lei, não pela regência que nem deveria ter sido mexida.

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente espero que aquele grupo chamado SINTE, tenha a decência em responder ao governo que OS PROFESSORES QUEREM DEVOLTA O QUE LHES FOI TIRADO, pois a regência NÃO FOI O MOTIVO DO INÍCIO DA GREVE, mas, o governo mexendo números aqui, percentuais lá, tentou enrolar e até baixou alguns salários TIRANDO o que já estava estabelecido. A regência já estava estabelecida e em prátrica fazem meses, mas, o governo numa tentativa de driblar valores, mudou os percentuais. Enquanto isso o PISO DO MAGISTÉRIO MOTIVO DA ORIGEM DA GREVE ficou como assunto secundário para este encontro. Façam valer o papel que lhe é destinado SINTE, ou será que só serve para provocar fogo de palha, e no meio do fogaréu, mudar o rumo da brasa para não sair queimado? Mantiveram os heróis abaixo de vento e chuva, longe dos seus, partiram famílias, partiram laços de grupos de trabalho, partiram projetos por uma causa, então, sejam justos ao propósito. Já prestei três concursos para efetivação, sendo dois para o magistério, mas, o último parece que só serviu para arrecadação de fundo pelo governo, pois não houve nenhuma contratação de aprovado para atuar nas séries iniciais. O concurso caducou. O que vai ser agora??? Um novo concurso para o ano que vem para o magistério??? Com certeza mais uma busca de fundos. Espero que o SINTE cumpra com o propósito primeiro.

    ResponderExcluir
  25. Entendi direito? Ele NÃO vai pagar o piso, nos DEVOLVEU parte do que NOS TIROU e ainda exige que a greve termine para que o tal grupo de estudos seja formado??

    Defitivamente este governo está fora de si. É muita cara de pau fazer uma proposta destas.
    Por que ele não reduz também o seu salário? E e todos os comissionados?
    Por que não faz esta proposta aos deputados estaduais e aos assessores, aos assessores dos assessores?
    Por que não faz esta proposta aos funcionários da saúde, segurança pública, enfim…

    Respondo: PORQUE seria um absurdo!!

    Agora, propor isto aos professores não é absurdo, é AVANÇO!

    O que avança neste Estado e a falta de vergonha.

    ResponderExcluir
  26. Não vi avanço nenhum…só mais uma manobra barata!

    Sentiram a corda apertar com a matéria do DC (PARABÉNS!!!) e ainda sabem que o juiz que julgou a legalidade de nossa greve é muitíssimo respeitado no meio jurídico!

    Acredito que essa porcaria de proposta não passe nas regionais…

    NÃO TEM QUE APRESSAR ASSEMBLÉIA ESTADUAL, NÃO!!!

    VAMOS ESPERAR O RESULTADO DA JUSTIÇA!!!

    Esse Colombo é espertinho…Quer nos ganhar com migalhas antes que perca a briga na justiça!

    VAMOS CONFERIR ESSA PROPOSTA…

    ResponderExcluir
  27. Não tenho medo....
    Dou minha cara a bater... com nome e sobrenome
    CONCORDO COM O QUE QUER O GOVERNO, PORÉM NÃO É JUSTO.... MAS A VERDADE É....ESTOU CANSADO DE LUTAR
    DESCULPE-ME PROFESSORES, MAS INFELIZMENTE NÃO DÁ MAIS
    OU LUTAMOS TODOS OU PARAMOS POR AQUI

    ResponderExcluir
  28. Povo

    Seria interessante que as pessoas colocassem as postagens não apenas como anonimo, para um debate mais amplo e democratico. Abraços
    Prof. Janilson

    Na minha opinião, concordo que não entramos na greve para revindicar regencia de classe, premio educar, ou aula excedentes. Mas lembro que quando o governo mexeu nessas questões, muitos ficaram indignados e "deixaram " a luta do piso de lado, Minha opinião é que se o professor tivesse garantindo o piso em seu salário, o restante seria ponto secundário. Mas como a muito tempo sempre somos penalizados, compreendo a atitude de muitos, pois ao mexer nessas questões, muitos acabam tendo suas remunerações reduzidas. Volto a frizar, precisamos buscar condições para que o professor seja valorizado, sem necessitar, se "entupir" de aula para ganhar um pouco a mais. A luta não vai terminar nessa greve, ela será longa ainda. Temos pontos positivos a comemorar, mais muitos pontos não conseguimos avançar. A educação merece respeito, e hoje apenas nós professores, estamos preocupados com ela, não podemos deixar essa luta de lado.

    ResponderExcluir