“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO GRUPO DE ESTUDOS

Na reunião do Grupo de Estudos, realizada no dia 12/09, o SINTE/SC foi questionado sobre a expectativa da categoria em relação ao resultado dos trabalhos, no referente a carreira, a relação pretendida entre níveis e referências, hora-atividade, meritocracia, dedicação exclusiva, formação continuada, avaliação de desempenho e demais diretrizes da carreira.
O SINTE/SC afirmou que não abrirá mão da defesa do Piso na carreira, da aplicação imediata de 1/3 de hora-atividade, da manutenção de todas as vantagens conquistadas historicamente pela categoria e, especialmente, a urgente necessidade da descompactação da tabela salarial, e informou que está realizando estudos e projeções sobre a carreira em discussões que envolvem toda a categoria.
O resultado destas discussões será analisado na reunião do Conselho Deliberativo, em 30  set e 1º de outubro (local ainda não está definido).
Deschamps reconheceu que o Piso é na carreira e que, por ter sido negociado com o SINTE/SC durante a greve, o Piso deve ser aplicado de acordo com o debate do Grupo de Estudos.
O representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE) João dos Passos Martins Neto apresentou a interpretação da PGE sobre a Lei 11.738/2008 (Lei do Piso): que Carreira e Piso não andam juntos, e cada ente federativo (Estados e municípios) tem autonomia para estabelecer Plano de Carreira.
O SINTE/SC ressalvou que, pela Lei do Piso, os trabalhadores em Educação não podem ter salário inicial na carreira inferior ao estabelecido pela lei federal. Alertou que o argumento da PGE possibilita interpretação de que o Estado não reconhece o Piso na carreira.
O procurador solicitou informações sobre a expectativa da categoria quanto a hora-atividade e aula-excedente. O SINTE/SC ressaltou que é contrário à aula-excedente, pois entende que é o resultado da falta de um Plano de Carreira que valorize o trabalhador em Educação.
O SINTE/SC aproveitou a reunião para cobrar sobre da SED questões que ficaram abertas após a greve, como:
Calendário de reposição: O SINTE/SC denunciou os problemas  em várias escolas,  que não estão tendo sua autonomia respeitada e  a direção está dificultando a  reposição das faltas da greve. Deschamps disse que vai encaminhar o assunto.
Decreto da progressão e anistia das faltas: O SINTE/SC reivindicou o compromisso assumido pelo secretário Tebaldi de assinar decreto anistiando as faltas da greve.
Pauta da reunião de 19/09:
- Discussão sobre a Lei dos ACTs, vale-alimentação, continuação do debate sobre Plano de Carreira.

Avaliação: Nas duas reuniões já realizadas do Grupo de Estudos, o SINTE/SC tem reafirmado sua posição de garantir os direitos da categoria. Porém, avaliamos que a conquista do Plano de Carreira e a Lei dos ACTs só se dará com o debate, a união e a luta de todos os trabalhadores da Educação do Estado.
A Coordenação Estadual elaborou as diretrizes das discussões e já encaminhou à categoria para que sejam debatidas com a base; o resultado será repassado ao Conselho Deliberativo do SINTE/SC e, posteriormente, levado às discussões do Grupo de Estudos.
Relatório da Coordenação Estadual do SINTE/SC).


ENCAMINHAMENTOS DA COORDENAÇÃO ESTADUAL

A luta do magistério pela implementação do Piso na Carreira iniciou no ano letivo de 2011 e, durante 62 dias, a categoria discutiu e rejeitou sistematicamente as propostas do Governo, que não contemplavam as expectativas dos trabalhadores da Educação.
A base governista aprovou a Lei Complementar 539/2011 que achatou o Plano de Carreira do Magistério catarinense.
Após o exaustivo período de greve, e não vislumbrando perspectivas de melhoria da proposta aprovada, a categoria decidiu em assembleia no dia 18/07/2011 apostar na composição de um Grupo de Estudos paritário (SINTE/SC e Governo) para dar continuidade às negociações, e buscar alternativas de descompactação da tabela salarial.
A composição dos representantes do Sindicato foi de acordo com a proporcionalidade obtida na última eleição para a coordenação estadual.
Após a primeira reunião do Grupo, foi definida uma pauta mínima com três pontos principais:
a) recomposição do Plano de Carreira, com a descompactação da tabela salarial;
b) revisão da Lei dos ACTS; c) aumento do valor do vale-alimentação.
Em reunião nos dias 5 e 6/9, a Coordenação Estadual discutiu e deliberou as diretrizes que irão garantir os direitos historicamente conquistados pela categoria e que servirão como base inicial para o debate da recomposição do Plano de Carreira e descompactação da tabela salarial.

Diretrizes para Construir um Plano de Carreira dos Profissionais da Educação:
A) Do ingresso:
1. Concurso público de ingresso por provas e títulos a cada dois anos, até diminuir o percentual de ACTs em 10% do número de cargos previstos no Plano de Carreira;
2. Ao ingressar na carreira, o concursado assumirá de acordo com sua titularidade(Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado);
3. Quando alcançar os 10%, realizar concurso público sempre que o número de cargos em vacância alcançar 20% dos cargos previstos.

B) Da carreira:
1. A diferença entre o nível de Magistério com Nível Superior não será inferior a 63%;
2. A diferença entre nível Superior com Pós Graduação não será inferior a 20%;
3. A diferença entre nível Superior e Mestrado não será inferior a 50% (em relação ao nível Superior);
4. A diferença entre Mestrado e Doutorado não será inferior a 30% em relação ao Mestrado;
5. O vencimento inicial nunca será inferior ao valor do PSPN.

C – Da progressão:
1. A progressão nos níveis se dará a qualquer tempo quando o profissional adquirir nova habilitação;
2. O percentual de progressão horizontal até o final da Carreira no nível de formação não será inferior a 50%.

D–Das gratificações:
1) Ficam garantidas todas as gratificações da Carreira do Magistério.

E – Das licenças:
1. Licença prêmio a cada 5 anos;
2. Licença sabática de um ano a cada 7 anos de dedicação para aperfeiçoamento profissional, com garantia de remuneração integral;
3. Garantia de licença remunerada para cursar Mestrado e Doutorado.

F – Da jornada: A jornada será integral de 40h, sendo 1/3 destinada para hora-atividade, conforme a lei do PSPN.


SINTE/SC BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE CALENDÁRIO ESCOLAR DAS ESCOLAS ATINGIDAS PELA ENCHENTE

Preocupada com a situação, especialmente, de estudantes e trabalhadores em Educação das comunidades atingidas pela enchente que assolou diversas localidades catarinenses na semana passada, a coordenação executiva do SINTE/SC enviou ofício ao secretário da Educação solicitando informações sobre os encaminhamentos em relação ao calendário escolar, como também sobre as orientações às Gerências Regionais para o cumprimento do calendário escolar.
A SED ainda não retornou o ofício encaminhado pelo SINTE/SC no dia 14/09 último. Segue abaixo, cópia do ofício:
“Devido aos acontecimentos climáticos que ocorreram em várias cidades do estado de SC, o SINTE/SC vem solicitar quais foram os encaminhamentos da SED sobre os seguintes pontos:
a - O calendário escolar nas unidades escolares atingidas pela catástrofe;
b – O calendário escolar nas unidades escolares que estão sem atividades em razão de estarem servindo de abrigo às pessoas atingidas;
c – Quais as orientações que a SED esta enviando às Gerencias Regionais de Educação das áreas atingidas, especialmente em relação ao cumprimento do calendário escolar.”


Municipalização do Ensino Fundamental:
O SINTE/SC, em parceria com a Comissão de Educação da ALESC e UNDIME, organizou audiências públicas em todo o estado para discutir a municipalização do Ensino Fundamental.
O primeiro encontro estava marcado para 8 de setembro, no município de Maravilha (região oeste catarinense); no entanto, em razão das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nestes últimos dias, a audiência pública em Maravilha foi transferida para o dia 19/09.  Já Rio do Sul, um dos municípios mais castigados pela enxurrada, teve a audiência pública cancelada.
Uma nova data será marcada e divulgada através do site e do blog do SINTE/SC.
Nos demais municípios, as datas para as audiências públicas permanecem inalteradas.
Acompanhe calendário abaixo:
-dia 19/09: Maravilha;
-dia 26/09: Joaçaba;
-dia 04/10: Caçador;
-dia 05/10: Tubarão;
-dia 06/10: Criciúma;
-dia 10/10: Lages;
-dia 20/10: Blumenau.

Os municípios de Joinville, Jaraguá do Sul e Florianópolis ainda não têm dias agendados para a audiência pública.  As datas serão definidas e divulgadas nos próximos dias através do site e no blog do SINTE/SC.

Participe das discussões!  Diga não à municipalização e defenda a escola pública de qualidade!


Jornada Nacional de Lutas pelo PISO, CARREIRA E Plano Nacional de Educação

Segue calendário de mobilização aprovado pelo CNE da CNTE, nos dias  1 e 2/09/2011, em Brasília:
Mobilização Nacional pelo Piso, Carreira e PNE;
-abaixo-assinado para cobrar do gestor o Piso, Carreira e o PNE;
-concurso de desenho para estudantes: “10% do PIB para a Educação”;
-cartão de apoio “Educação quer mais. 10% do PIB para Educação. Eu apoio”;
-material explicativo sobre a aplicabilidade do Piso, com a publicação do acórdão.

Calendário:
16/09 – aula sobre Piso, Carreira e PNE nas escolas, no final do turno;
 lançamento do concurso de desenho para os estudantes. O vencedor participará da Marcha Nacional.
26/10 - ato público com início às 8h, em frente do Congresso Nacional, em Brasília.   

Um comentário:

  1. A partir da ideia base recursos Estatais para Educação Estatal, o PNE deverá aprovar 7% do PIB, 10% do PIB té mesmo 15% do PIB etc.
    A questão é fazer o governo investir mesmo esses recursos para resolver os problemas da educação.
    Como fiscalizar? Como garantir a plicação? Sem os desvios que já vimos nos últimos anos em SC 2 bilhões para ALESC etc...

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