“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

terça-feira, 9 de outubro de 2012

SINTE/SC REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO E ABORDA O TEMA DST/AIDS


A formação aconteceu no ultimo dia 28, no auditório do Himelblumm Hotel, em Blumenau, e reuniu entre dirigentes da estadual, regionais, lideranças e professores da rede municipal, cerca de 40 pessoas.

No seminário, além das discussões sobre Piso, Carreira e a ADIN dos Governadores, foi tratado do Projeto Educação para todos (EPT) e AIDSlançado há 4 anos e presente em todo o Brasil. Uma iniciativa da Internacional da Educação (IE), entidade sindical internacional que reúne 401 organizações afiliadas em 172 países.

No Brasil, o projeto foi implantado em 2007 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE é realizado em parceria com os ministérios da Educação e Saúde e já está consolidado em 20 estados e no Distrito Federal, sendo executado pelos sindicatos afiliados à Confederação.

Com metodologia inovadora, diálogo, descobertas e mobilização social, o Projeto está ajudando a construir uma nova cultura nas escolas públicas, nos sindicatos e nas comunidades. Vencendo tabus que envolvem a sexualidade e ajudando a escola a assumir o seu papel no desenvolvimento dos jovens.


Sendo assim, o SINTE/SC decidiu ampliar o projeto em Santa Catarina, e trouxe para a formação as palestrantes Maria Adrião – Consultora da UNICEF, Fátima Silva – Secretária de Relações Internacionais e Coordenadora Nacional do Projeto DST/AIDS da CNTE e Marta Vaneli – Secretária Gerald a CNTE para debater o tema.

Maria Adrião colocou a importância da prevenção, da conscientização nas escolas. Ela mostrou estatísticas do crescimento da doença, bem como, um trabalho crítico realizado por ela sobre a sexualidade, e afirmou que o HIV não é um “câncer gay” como disse o deputado homofóbico Pastor Marco Feliciano, num discurso proferido durante congresso de “Gideões Missionários”, responsabilizando os homossexuais pela doença.

O tema do projeto este ano pela CNTE é “Um grande laço nos une: O Amor pela Vida”. Questões como o preconceito, solidariedade e discriminação serão amplamente abordados pela campanha.

A intenção do SINTE é ampliar o projeto no Estado de SC, pois além dos debates e luta por melhores condições de trabalho, o sindicato luta por melhores condições de vida e está sempre engajado nas batalhas pelo não a homofobia, violência contra a mulher, preconceito racial e todo o tipo de discriminação.

Sendo assim, o SINTE/SC vai abraçar a causa junto a CNTE para uma conscientização a partir da base, unindo-se as escolas e servindo como intermediário para que a campanha se espalhe, pois a melhor maneira de evitar o HIV é a prevenção, por isso, o diálogo entre alunos e professores acerca do assunto deve estar sempre presente nas salas de aula.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário