“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

DESABAMENTO EM ESCOLA DA PALHOÇA – TRAGÉDIA ANUNCIADA

Sinte/SC


Para o SINTE/SC não é mais nenhuma novidade saber de notícias como a do desabamento da Escola Estadual Básica Vicente Silveira, no Bairro Passa Vinte, em Palhoça, que ficou completamente destruída, pois quase toda a semana, recebemos denúncias e pedidos de socorro por parte de professores e alunos, que são obrigados a conviver em escolas precárias, que colocam em risco diário a segurança de quem trabalha e estuda nestes lugares.

Desta vez, não tinha ninguém na escola, mas a realidade poderia ser diferente e uma tragédia, que já vem sendo anunciada e denunciada pelo Sindicato há muito tempo, pode sim acontecer, porque a situação de abandono para com as escolas no Estado é evidente. São estruturas debilitadas, vidros quebrados, fiação elétrica a mostra, infiltrações, alagamentos, goteiras, obras não acabadas entre tantos outros problemas apontados pela categoria. O SINTE por várias vezes só neste ano, já encaminhou ao Governo do Estado denúncias das graves dificuldades nas escolas, situações estas também mostradas pela imprensa.


Segundo reportagem do Diário Catarinense – DC, de hoje, 12/11: “Em março deste ano, uma chuva já havia derrubado o muro que separa os fundos da escola do Cemitério do Passa Vinte. Em maio, a escola foi interditada e 180 alunos de seis turmas de primeira, terceira e quinta série ficaram sem aulas. Na época, foi constatado o rompimento de uma viga de sustentação, adensamento do solo e deslocamento lateral do prédio, comprometendo gravemente a estrutura”. Prestem atenção: “Em março” caiu um muro, porém só em MAIO a escola foi interditada, sendo assim, havia alunos e professores na queda do muro, poderia ter acontecido um trágico acidente. E se uma criança estivesse perto?

Depois da interdição, segundo a Direção da Escola, que afirmou ter comunicado o caso ao Governo, a Secretaria de Desenvolvimento Regional prometeu reformar a escola em 60 dias. O que até hoje não aconteceu, como é de praxe desse Governo, que promete e não cumpre. De acordo ainda com o DC, a Vicente Silveira tem cerca de 800 alunos e apresentam janelas quebradas, portas consumidas por cupins, fiação elétrica comprometida e pia tombadas nos banheiros.

Outro exemplo de descaso total com a educação é da EEB Julio Costa Neves, perto do Aeroporto, escola esta que foi interditada após ficar completamente alagada, contudo, o pior desta história é que os alunos estão tendo aulas em um antigo ABATEDOURO, isso mesmo, lugar onde eram abatidos animais para a venda de carnes. A que ponto chegou esse Governo!

Diretores do SINTE/SC agendaram para amanhã de manhã, visita em algumas escolas, as quais já encaminharam denúncia de precariedade. Os dirigentes pretendem colher depoimentos e fotografar a situação, anexando aos demais dados que constam de um grande dossiê que vem sendo montado pelo Sindicato. Esse descaso não pode continuar, e se o Governo nada faz, será necessário que o Poder Judiciário, através do Ministério Público, faça sua parte para garantir os direitos e a segurança dos trabalhadores e alunos da rede pública estadual de Santa Catarina.

Nos links abaixo algumas denúncias já feitas:

Contatos:
Alvete Pasin Bedin – Coordenadora Estadual SINTE/SC
(49)9126-1380 (48)9177-3304
Janete Silva – Vice-Coordenadora Estadual do SINTE/SC
(48)9931-1960 (48)9178-9477
Anna Julia Rodrigues – Secretária Geral SINTE/SC
(48) 9178-7029





Nenhum comentário:

Postar um comentário