Em resposta a texto enviado pelo grupo de oposição aos filiados, entidades e publicado nas redes sociais
O SINTE/SC é uma entidade séria que representa mais de 60 mil trabalhadores em educação, bem como, milita na defesa da escola pública, de qualidade e para todos. Mas como toda entidade sindical tem um grande viés político, e dentro de sua diretoria executiva várias forças e grupos com divergências ideológicas, o que é normal na democracia em que vivemos o que sempre foi e será respeitado por esta entidade.
Entretanto, não podemos esquecer que mesmo grupos de oposição não podem vir a público desvalorizar a imagem do SINTE/SC enquanto entidade, afirmando que o sindicato não apoia encontros e lutas pela educação.
Neste caso, trata-se do Encontro Nacional de Educação promovido pelo ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, entidade filiada a CSP-CONLUTAS, grupo o qual solicitou ao SINTE que financiasse o ônibus para o transporte da representação de SC para o evento que acontecerá no Rio de Janeiro.
Sendo assim, o SINTE/SC esclarece que apoia e participa das mobilizações pela educação, em 2014 estivemos presentes na Marcha Nacional da CNTE, confederação a qual somos filiados, da mesma forma aderimos a Greve Nacional de 3 dias promovida pela mesma entidade. Também participamos da Marcha dos Trabalhadores organizada pela CUT, central a qual somos filiados. Vale destacar que o grupo de oposição não participou de tais mobilizações, foram contrários, o que foi respeitado pelos demais membros da executiva do sindicato.
Além disso, fomos organizadores de vários atos públicos e mobilizações pelo estado, na luta pela nossa pauta de reivindicações que incluem a batalha pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional, descompactação da tabela salarial do magistério, 1/3 de hora-atividade, pelo fim do decreto das progressões, entre outros temas.