“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SINTE/SC APOIA SIM OS MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO


Em resposta a texto enviado pelo grupo de oposição aos filiados, entidades e publicado nas redes sociais
O SINTE/SC é uma entidade séria que representa mais de 60 mil trabalhadores em educação, bem como, milita na defesa da escola pública, de qualidade e para todos. Mas como toda entidade sindical tem um grande viés político, e dentro de sua diretoria executiva várias forças e grupos com divergências ideológicas, o que é normal na democracia em que vivemos o que sempre foi e será respeitado por esta entidade.

Entretanto, não podemos esquecer que mesmo grupos de oposição não podem vir a público desvalorizar a imagem do SINTE/SC enquanto entidade, afirmando que o sindicato não apoia encontros e lutas pela educação.

Neste caso, trata-se do Encontro Nacional de Educação promovido pelo ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, entidade filiada a CSP-CONLUTAS, grupo o qual solicitou ao SINTE que financiasse o ônibus para o transporte da representação de SC para o evento que acontecerá no Rio de Janeiro.

Sendo assim, o SINTE/SC esclarece que apoia e participa das mobilizações pela educação, em 2014 estivemos presentes na Marcha Nacional da CNTE, confederação a qual somos filiados, da mesma forma aderimos a Greve Nacional de 3 dias promovida pela mesma entidade. Também participamos da Marcha dos Trabalhadores organizada pela CUT, central a qual somos filiados. Vale destacar que o grupo de oposição não participou de tais mobilizações, foram contrários, o que foi respeitado pelos demais membros da executiva do sindicato.

Além disso, fomos organizadores de vários atos públicos e mobilizações pelo estado, na luta pela nossa pauta de reivindicações que incluem a batalha pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional, descompactação da tabela salarial do magistério, 1/3 de hora-atividade, pelo fim do decreto das progressões, entre outros temas.


Com relação ao PNE, que foi citado no texto em questão, temos que dizer que nossa luta sempre foi por 10% do PIB para educação já, e que não concordamos com a integralidade do texto aprovado pela Câmara e sancionado pela Presidenta Dilma. Prova disso é que aderimos junto com a CNTE à campanha Veta Dilma que pedia a retirada do Parágrafo 4º do Artigo 5º e da estratégia 7.36, mobilização amplamente divulgada em nosso site, redes sociais e cartazes.

O SINTE nunca mediu esforços para participar das lutas e marchas em defesa da educação chamada pela nossa confederação que ao contrário do ANDES que representa os trabalhadores do ensino superior e que tem como prioridade o financiamento, o SINTE/ CNTE/ CUT tem um plano de lutas mais amplo.

Não participamos da teoria da divisão dos movimentos, pois Juntos Somos Mais Fortes. Mobilizações foram muitas em defesa do PNE construído pela sociedade, não participaram porque também não fizeram parte de sua construção, preferiram continuar a luta apenas através das palavras de ordens.

Sandro Luiz Cifuentes – Secretário de Finanças SINTE/SC, representando a maioria CUTISTA na Executiva Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário