“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dia Nacional de Lutas


Dia Nacional de Lutas

No dia 11 de julho de 2013 (dia nacional de lutas), foi organizado em Blumenau uma paralisação geral de vários setores como: Educação, Transporte, Servidores Públicos, Correios, Bancários entre outros... Nos reunimos na praça da Prefeitura Municipal para o ATO público, por voltas das 9 horas. Cerca de 2 mil (dois mil) trabalhadores/as falavam e ouviam as reivindicações uns dos outros, uma forma de compartilhar sua indignação e reivindicação de cada classe ali presente.



Por volta das 10h e 30min os manifestantes, junto as entidades ali presentes como: Sinte, Sintraseb, Sintraturb, UBE entre outros... deram inicio a passeata pelas ruas da cidade. A rota designada minutos antes da saída levou os manifestantes a subirem a rua 7 de setembro, virando na rua Alameda para pegar a rua 15 de novembro, voltando para a praça da prefeitura. Durante toda a caminhada a policia civil esteve presente interditando as ruas e ajudando a manter a ordem do movimento. Representantes das entidades falavam no caminhão de som, externando cada um suas dificuldades enquanto classe trabalhadora e também reivindicações com os gritos de protesto.
Chegando na prefeitura por volta das 12h e 40min, foi feita a organização dos ônibus para ir à Itajaí. Ao chegarmos, encontramos várias centrais sindicais com seus manifestantes onde ali já estavam com o caminhão de som colocando a pauta e repassando todos os encaminhamentos para dar continuidade ao dia nacional de lutas. Entre as centrais sindicais estavam a CUT, UGT, NCST entre outras... Assim como combinado ás 15h se deu inicio a interdição do trevo Blumenau/Itajaí.

Após cerca de 10min interditando a via, os manifestantes quiseram dar continuidade ao plano inicial que era fechar a BR 101. Neste momento alguns lideres das centrais sindicais tentavam impedir que fosse feita a interdição, uma vez que eles teriam um acordo com a PRF de não fechar a BR, porém, os manifestantes se dispuseram de sair de suas cidades para realizar um ATO que provocasse um impacto real, e isso não era o que acontecia com a interdição somente do trevo.

Manifestantes da CUT e também do UGT tomaram a iniciativa de caminhar atá a BR, e então automaticamente todos ali presentes foram juntos para fechar a via. A BR ficou fechada por cerca de 30 minutos, aonde os manifestantes faziam muito barulho e levantavam a bandeira que cada um defendia. Após, todos retornarmos aos nossos respectivos ônibus, e no caminho de volta as pessoa que ali ficaram presas ao engarrafamento buzinavam em uma forma de reconhecimento e parabenizando os ali presentes.





























































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário