“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DESCARTE DE LIVROS DIDÁTICOS NOVOS GERA POLÊMICA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Uma escola de Santo Amaro da Imperatriz entregou cerca de 3 mil livros didáticos, grande parte deles novos e ainda lacrados, para um reciclador, este que denunciou o fato a imprensa. Os alunos da escola também se manifestaram nas redes sociais, o que fez com que o Diretor da Escola voltasse atrás. Ele procurou o catador e pegou os livros de volta. Segundo areportagem exibida hoje, 26/08, no Jornal do Almoço, o Diretor se isentou da culpa, disse que vai apurar os fatos e o pior de tudo, demonstrou não ter o menor conhecimento sobre a Legislação no que diz respeito ao descarte dos livros didáticos.

O Secretário de Educação Eduardo Deschamps afirmou que abrirá processo administrativo e que o diretor poderá até mesmo ser exonerado, o clássico poder do autoritarismo, já que todos os dias muitos trabalhadores/as da educação são assediados moralmente dentro das escolas.

Para o SINTE/SC a total falta de informação do Diretor sobre as Leis que regem a educação pública se dá pelo fato da velha política de indicação ao cargo de Direção de Escola, entretanto, Deschamps aproveitou a oportunidade para falar sobre a “Gestão Democrática” de mentirinha implantada pela SED, que até agora manteve a grande maioria dos Diretores que já ocupavam os cargos. Além disso, as “eleições” propostas pelo Governo não são democráticas, pois não há votação de forma igualitária e proporcional de toda a comunidade escolar.

Eduardo mencionou ainda a garantia de formação desses diretores e a apresentação de plano de gestão, contudo, vale ressaltar que o mesmo será submetido a uma banca de especialistas e não sabemos quais são os critérios de escolha desta banca, nem mesmo se esses especialistas serão isentos de ligações político-partidárias e qual é a garantia de sua imparcialidade.

De acordo com a Secretária de Imprensa e Divulgação do SINTE/SC Claudete Mittmann o descarte de livros didáticos novos já é prática nas escolas catarinenses, e só veio a público desta vez por conta das denúncias de alunos nas redes sociais e do reciclador cidadão que não concordou com o que viu.
Escute a entrevista com a Profª Claudete:

Nenhum comentário:

Postar um comentário