“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

DEMOCRATIZAR A COMUNICAÇÃO PARA QUE TODOS/AS TENHAM VOZ E VEZ




Encontro reuniu secretarios/as e assessores/as de comunicação das CUTs de todo o Brasil.

Mais de 110 pessoas, assessores/as de comunicação e secretarios/as de comunicação das CUTs estaduais e de diversos ramos da base da CUT, estiveram reunidos entre os dias 08 a 10 de abril no IV Encontro Nacional de Comunicação da CUT, em São Paulo.

O monopólio da mídia nas mãos de pequenos grupos e a necessidade de dar voz as pessoas mais vulneráveis do Brasil, fez com que o tema da Democratização da Comunicação se expandisse entre os mais diversos espaços de debates. É necessário construir novas formas de comunicação e regular a mídia no Brasil, para que as concessões de televisão e rádio não fiquem monopolizados e a serviço do capital, formando assim, ideologias dominantes que cada vez mais reforçam o sistema e tornam as pessoas dependentes de uma vida baseada em falsas realizações e cada vez mais exploradas.

Este e outros debates foram discutidos no IV Enacom, um encontro promovido pelo setor de Comunicação da CUT Nacional, que teve como objetivo criar uma rede de comunicação entre as CUTs estaduais e também de estabelecer mecanismos que possam ampliar a rede de informação da classe trabalhadora e expandir a liberdade de expressão. Foram três dias com mesas de debates com blogueiros/as e comunicadores/as de todo o Brasil, pessoas comprometidas com a luta da Democratização da Comunicação.


A CUT de Santa Catarina estava representada pela Assessora de Comunicação da CUT-SC, Sílvia Medeiros, da Assesora de Imprensa do SINTE, Graciela Caino Fell e pela Escola Sindical Sul a dirigente e Secretaria de Formação da CUT-SC, Liliana Piscki e a formadora e jornalista, Vera Gasparetto.

Campanha Para expressar a liberdade –Modificar o atual cenário de produção e acesso à informação no país exige a criação de um marco regulatório, um conjunto de regras para o setor.

Para isso, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, que atualmente conta com Rosane Bertotti como coordenadora (Secretaria de Comunicação da CUT Nacional e dirigente da CUT-SC) promove a campanha “Para Expressar a Liberdade”, que colherá assinaturas em todo o Brasil para apresentar um projeto de iniciativa popular de um novo marco.

“Se isso não vem do governo e do poder Legislativo, virá do povo brasileiro. Porque quando você não regulamenta, quem faz isso é o poder do Capital. Não queremos censurar a liberdade de expressão de nenhuma emissora, apenas que outros segmentos da sociedade possam ter a mesma liberdade”, ressaltou Rosane.

“A campanha ‘Para Expressar a Liberdade – Uma Nova Lei para Um Novo Tempo’ vai dialogar com a sociedade para explicar porque não pode ficar refém da versão que interessa somente a um pequeno grupo de empresários/as que comanda as emissoras de rádio e TV. Queremos também ter espaço para mostrar o que pensamos e como enxergamos o Brasil e para isso precisamos recolher 1 milhão e 300 mil assinaturas fazer da democratização da comunicação  realidade”, explica Rosane.


Veja as fotos do IV Enacom

Nenhum comentário:

Postar um comentário