“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Audiência Pública 21/10/13 - Eleições diretas para Diretores

 Presentes na Audiência Pública: Deputada Ana Paula Lima; Coordenador do SINTE/SC Luiz Carlos Vieira; Secretário Financeiro SINTE/SC Sandro Luiz Cifuentes; Secretária Geral da CUT Ana Julia Rodrigues; Coordenador SINTE Regional de Brusque Agenor Leal; Conselheiro de Ibirama Deoclesio Venturi; Coordenador de Jaraguá do Sul Francisco Assis da Rocha; Coordenador Macro do Médio Vale Cassiano Antonio Marafon; toda a Diretoria do SINTE Regional de Blumenau e Professores.





A gestão democrática nas escolas é uma antiga bandeira de luta do SINTE/SC, em função disto, em 26 de julho de 1990, foi aprovada a lei nº 8040/90 que dispunha sobra às funções de direção de escolas públicas, forma de escola de diretores e outras providencias, teve curta duração e foi revogada pelo então governador do estado Vilson Kleinubing, por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade deferia pelo Supremo Tribunal Federal.

Mesmo assim, incentivadas pelo SINTE/SC, várias escolas mantiveram o sistema de gestão democrática elegendo seus diretores. Esta atitude de resistência estabeleceu um marco e uma mudança cultural na visão social da função da escola, pois a gestão democrática não é apenas a participação de pais, alunos e professores, na eleição de diretores. Ela é antes de tudo, um processo coletivo de construção social, que vai muito alem dos muros das escolas e propicia o debate na busca da construção de uma escola de qualidade, justa e cidadã que saia da tutela política do Estado.

A presença e o envolvimento da comunidade, não pode se resumir a ações de solidariedade como a pintura de muros ou o conserto de portas e fechaduras, numa tentativa de suprir a ausência do poder público em cumprir sua função constitucional de mantenedor das unidades escolares. Ela deve ser um ato de amadurecimento político dos pais, na busca da apropriação e pertencimento de ume espaço público construído para a educação de seus filhos.

A posição contrária do SINTE ao decreto anunciado pelo Governo no dia 15 de outubro (15/10/13), se da pela forma como isto está sendo feito, pois na realidade o governo esta apenas dando uma cara de processo democrático as indicações políticas de sua base eleitoral.

Para o SINTE, este processo não pode ser unilateral via decreto, como o governo esta fazendo, quando ignora e não houve seus principais atores, os trabalhadores em educação, pais e alunos. Lembramos que decreto não é lei e não da garantia nenhuma de continuidade nos próximos governos, o que defendemos é um projeto de lei elaborado com a participação da sociedade.

São muitos os questionamentos, mas defendemos e defenderemos sempre a Eleição Direta para diretor, onde a comunidade realmente escolha seus gestores, tenha verdadeira autonomia no pedagógico, cientifico, administrativo, financeiro e patrimonial.

O fundamento da gestão democrática esta no espaço público de direito que é a escola, e no espaço de deliberação coletiva e não nos gabinetes.

SINTE Regional Blumenau

---------------------------------------------------------------------------------
DECRETO 1.794/2015:







---------------------------------------------------------------------------------
FOTOS:









Nenhum comentário:

Postar um comentário