Com a meta de construir políticas públicas para
elaboração de um plano estadual de educação, começou na manhã de hoje, 17, a 3ª Conferência Estadual
de Educação, evento promovido pelo SINTE SC, que está reunindo cerca de 400
pessoas, trabalhadores e trabalhadoras em educação de todas as regiões do
Estado.
A abertura do evento foi marcada por duas apresentações
artísticas de dança, a primeira com um grupo de 3ª idade. Os idosos dançaram
Michael Jackson e animaram a platéia que aplaudiu em pé. No ritmo do hip hop e
street dance, um grupo de adolescentes premiados em festivais de
dança, também fizeram bonito no palco.
Nesse ano os eixos a serem discutidos na conferência são:
Gestão Democrática: deve ter como preceito básico a
radicalização da democracia, na descentralização do poder, no direito a
representação e organização diante do poder. Com a participação da comunidade
escolar no processo de eleições diretas para diretores. Atualmente se mantém a
indicação de critérios técnicos, de mérito e desempenho para nomeação das
direções escolares, o que infelizmente, da margem para a gestão empresarial
e de cargos políticos/partidários na educação.
Financiamento: Debates sobre a ampliação dos recursos
destinados a educação básica, que é imprescindível para a melhoria da qualidade
da educação pública. Por lei, estados e municípios tem que investir no mínimo
25% (ICMS e IPVA) e a União 18% em educação. Hoje , a legislação permite a destinação
destes recursos para, por exemplo, escolas comunitárias e bolsas nas
instituições privadas. Mais recentemente, a inclusão de creches conveniadas na
base de cálculo do FUNDEB ampliou as possibilidades de destinação permanente de
recursos públicos para instituições privadas.Na última Conferência Nacional de
Educação (CONAE), aprovou-se por ampla maioria o retorno do princípio do
recurso público exclusivo para a escola pública, dependendo agora de uma Emenda
Constitucional.
Valorização e Formação Profissional: para o SINTE o
Piso Salarial Profissional, a carreira, formação inicial e continuada são
indissociáveis e determinantes na consistência da qualidade. Esta compreensão
tem alicerçado nossa interlocução com a sociedade e com o Governo. Princípios
construídos coletivamente, constituíram-se em pilares da valorização
profissional. Dentre eles se destacam o ingresso exclusivo por concurso
público, progressão por titulação e tempo de serviço, padrão de qualidade da
ação pedagógica, valorização mediante piso salarial e gestão democrática.
Diretrizes Curriculares do Ensino Médio: o PNE aponta
uma meta ambiciosa, incluindo uma proposta de universalização do ensino médio,
ou seja, a integração ensino médio/técnico, até 2016. É um desafio de enormes
proporções se considerarmos que os indicadores não são nada animadores. Na
realidade, apenas metade dos jovens de 19 anos de idade concluiu o ensino
médio. Segundo dados do PND/IBGE de 2010, a taxa de escolarização liquida do ensino
fundamental é de 91,1%, enquanto que a mesa taxa do ensino médio é de 50,9%,
uma das mais baixas da América Latina.
Para abordar os temas os conferencistas de hoje são o
Deputado Federal Pedro Ucsai, Profª Marta Vanelli (CNTE), ProfºJoão Zalafão
(APEOSP), Profª Sandara Regina de Oliveira Garcia (SEEB/MEC) e Profª Leda
Scheibe (UFSC).
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