“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

COMUNICAÇÃO Nº 138/2014

SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina – Regional de Blumenau comunica TODOS/AS OS/AS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, o calendário de funcionamento da SEDE REGIONAL para o final do Ano 2014 e inicio do Ano 2015:



ESTAREMOS ATENDENDO ATE O DIA 19 DE DEDEZEMBRO DE 2014;

RETORNAMOS NO DIA 05 DE JANEIRO DE 2015;

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

13:30 ÀS 17:30 – DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
                     


Aproveitamos para desejar a todos/as um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo



 




NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINTE/SC – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina constitui-se em Entidade Sindical que representa mais de 60 mil Trabalhadores em Educação, incluindo professores/as, equipe técnica pedagógica e administrativa, enfim, profissionais das Escolas Públicas do território catarinense.
É uma organização que luta a favor dos Trabalhadores da Educação e melhorias nas suas condições de trabalho, construindo sua história na construção de uma sociedade mais democrática e plural, com escola pública gratuita, de qualidade e para todos e todas. Desde os mais árduos tempos da ditadura militar, o SINTE já estava à frente na luta, exigindo melhores condições aos Trabalhadores, em especial aos da Educação, inclusive com a defesa constante, firme e exitosa dos direitos da categoria, no plano político e também jurídico, com o ingresso de centenas e centenas de ações, com a cobrança dos mais variados direitos dos Trabalhadores da Educação.
No entanto, ultimamente membros da Categoria do Magistério têm recebido “visitas” de grupos de pessoas, que passam pelas Unidades Escolares, e se apresentam como Advogados, induzindo os Trabalhadores a ingressar com ações judiciais na Justiça Estadual (TJSC) afirmando que a Assessoria Jurídica do SINTE/SC não promove tais ações, ou inclusive, apresentando-se como se fizessem parte da própria Assessoria Jurídica do SINTE/SC.
Aproveitamos para esclarecer que temos recebido diversas reclamações sobre inverdades levadas para as Unidades Escolares por este grupo de pessoas, que se apresenta como Advogados/as, em especial sobre as Ações do Piso Salarial e de 1/3 de Hora/Atividade. Cabe ressaltar que nossa Assessoria Jurídica sempre informa sobre as bases legais e andamento dessas ações.
Da mesma forma, esclarecemos que são inverídicas as informações no sentido de que as chamadas Ações Individuais teriam tramitação mais rápida do que as Ações Coletivas. Há direitos  implementados com maior efetividade pela via das Ações Coletivas, que beneficiam a toda Categoria, como ocorreu, apenas para citar um exemplo, com o pagamento do Vale Alimentação nos afastamentos legais, pago em folha desde 2011, sendo que os atrasados já estão no início da Execução, a demandar cálculos individuais de cada associado.
Por isso, aproveitamos para alertar a Categoria dos riscos de se fornecer dados pessoais e documentos, bem como assinar procuração em favor de pessoas/profissionais desconhecidos e sem respaldo ou referência institucional, que garanta o posterior contato pelos associados,



O SINTE/SC já divulga para seus associados e associadas, todos os processos em andamento, por meio de sua Assessoria Jurídica, seu Blog (http://sinte-sc.org.br/) e Jornal Mural distribuído nas escolas, não havendo necessidade de contratação de assessoria particular, ainda que isso seja um direito de todo associado.
Diante dessa situação, cabe aqui reiterar que o SINTE/SC dispõe de Assessoria Jurídica devidamente constituída, qualificada e à disposição da Categoria para esclarecimentos sobre seus direitos, agendamento de consultas, informações administrativas e jurídicas em geral, bem como ajuizamento de ações para cobrar os direitos da Categoria. Para tanto, possuímos Regionais organizadas, incluindo a Regional de Blumenau.
Saudações sindicais,


Coordenação Regional de Blumenau


Of.058/2014– Dep. Jurídico

Of.058/2014– Dep. Jurídico                                                   Blumenau, 15 de dezembro de 2014.



Aos
Trabalhadores em Educação APOSENTADOS/AS
Regional de Blumenau



A Coordenação do SINTE/SC – Regional de Blumenau, reitera a comunicação do seu  Departamento Jurídico que a Ação Coletiva nº 023.10.050469-0 assegurou a todos e todas (APOSENTADOS/AS) o direito ao pagamento do Prêmio Educar no período de 1º de março atá 31 de julho de 2008.

Os Trabalhadores/as Aposentados interessados/as deverão proceder da seguinte forma:

a)      Procuração e Requerimento Judicial – preenchido no SINTE no ato da entrega dos documentos;
b)      Ficha Financeira de 2008 - solicitar junto ao setor RH da GERED Regional;
c)      Cópia da Portaria de Aposentadoria emitida pela SED ou GERED;

Lembramos que estes documentos deverão  ser encaminhados ao SINTE/Regional até da data de 19 de dezembro de 2014 ou no próximo ano a partir do dia 05 de janeiro de 2014, sempre das 13:30 às 17:30.

Outrossim aproveitamos para desejar a todos e todas um Feliz Natal e um iniciio de 2015, cheio de realizações e conquistas para todos e todas e seus familiares.

Sendo o que se apresenta para o momento, agradecemos e nos colocamos a disposição para outros esclarecimentos caso necessitar.



Coordenação Regional

SINTE - Blumenau

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ESCOLA E SAÚDE DEVEM TER ATUAÇÃO DIRETA NA PREVENÇÃO À AIDS, DIZEM ESPECIALISTAS

Especialistas e representantes de organizações da sociedade civil e de governos discutiram hoje (1°) o aumento de casos de aids entre os jovens no país. A iniciação sexual precoce dos jovens e a falta de informação qualificada sobre a doença foram algumas das hipóteses levantadas. Debatedores avaliaram que a escola e a área de saúde precisam atuar mais diretamente junto aos jovens para reverter esse quadro.
O gerente de Conteúdo do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, João Geraldo Netto, disse que uma das possibilidades para o crescimento no número de casos registrados entre jovens é a impressão que eles têm de que a doença não é mais uma grande ameaça. Ele avalia também que o tema está perdendo espaço na mídia.
“A aids está sendo pouco discutida e ainda é uma doença que mata muita gente. Os jovens estão sendo mais afetados, e acredito que isso pode estar relacionado à falta de visão que eles estão tendo sobre a doença e ao fato de ter medicamentos com bons resultados. Mas ainda estamos pesquisando o que pode estar acontecendo”, disse.
Outra hipótese apontada por João Geraldo é que uma mudança na metodologia de notificação da doença, iniciada há um ano, pode ter aumentado o número de notificações, mas não de casos novos de contaminação entre os jovens.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PLANO DE CARREIRA: DOCUMENTOS QUE CIRCULAM NA INTERNET NÃO SÃO OFICIAIS

Como é de conhecimento de todos/as o Governo do Estado estuda alterações no atual Plano de Cargos e salários do Magistério Público Estadual e o SINTE/SC, desde 2011, vem tentando discutir com o governo o PCCS (Plano de Carreira Cargos e Salários). O que ficou acordado entre o sindicato e o Estado é que assim que a proposta global estivesse pronta seria enviada entidade, contudo, até o momento não recebemos nenhum documento oficial.
Diante da demora de um retorno, representantes da Executiva do SINTE estiveram na última terça-feira, 25, na Secretaria da Educação, quando protocolaram um ofício solicitando audiência em caráter emergencial até o dia 01/12/2014, para tratar da pauta salarial aprovada na Assembleia Estadual de 12/11/2014. Quem recebeu o documento foi o Chefe de Gabinete Mauro Tessari.
Extra oficialmente está circulando pelas redes sociais um estudo do Plano de Cargos e Salários do Magistério Público Estadual, elaborado pela DIGP (Diretoria de Gestão de Pessoas), que propõe alteração em várias leis que regulamentam os direitos dos trabalhadores da rede pública do Estado, tais como: a Lei Complementar nº 1.1139/92 (PCCS), a Lei 6.844/86 (Estatuto do Magistério) e a Lei 170/98, que regulamenta o sistema de Ensino de Santa Catarina.
O documento publicado não é oficial e nem foi encaminhado ao SINTE/SC e de acordo com as informações do Mauro Tessari, esta é provavelmente uma das cópias dos vários estudos que a SED vem fazendo sobre o assunto, que “vazou” sem qualquer autorização ou assinatura do Governo do Estado.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: A DISCUSSÃO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

O Brasil contemporâneo participa do crescente debate em torno das políticas de promoção da igualdade das relações étnico-raciais. Como pano de fundo, é importante ressaltar a assinatura do “Plano de ação contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerâncias correlatas”, elaborado durante a conferência realizada em Durban, na África do Sul, em 2001, reconhecendo a existência do racismo e suas consequências, e comprometendo-se a adotar políticas de ações afirmativas.
O debate sobre promoção da igualdade das relações étnico-raciais nas escolas ganha intensidade a partir de janeiro de 2003, quando foi sancionada a Lei no 10.639/2003. Como política pública de educação, ela surgiu em resposta a reivindicações históricas de pessoas e grupos do movimento social negro que, de diferentes maneiras, têm-se empenhado em prol de ações concretas contra o racismo, o preconceito e as discriminações raciais na sociedade de forma geral e na educação especialmente.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CHAMADA PÚBLICA, POR QUE ELA ACONTECE?

Para qualquer atividade laboral, a profissionalização é algo primordial. Quanto mais a sociedade avança no desenvolvimento econômico e social, mais avança a exigência da qualificação técnico-científica dos que atuam em todas as áreas. É uma exigência impositiva, pois disso depende grande parte da qualidade dos resultados do trabalho.
Esta tendência é notória nos dias atuais, não por acaso multiplicam-se os cursos profissionalizantes e programas governamentais para possibilitar a formação técnica para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Até porque as empresas e instituições em geral, somente contratam quem tem uma formação apropriada ao cargo que aspira.
Nesta linha, o que deveríamos esperar, das instituições públicas estaduais de educação da educação básica, ou seja, das escolas estaduais, que aparecem em qualquer discurso governamental, como prioridade, e que são as instituições onde se formam a maioria dos jovens catarinenses, sobretudo no Ensino Médio.
Obviamente é de se esperar que para atuar em uma dessas instituições, se exija a formação adequada, ou seja, a licenciatura específica para cada área e/ou nível de escolarização a que a escola se dedica. E que os profissionais que aí trabalham, sejam titulares de seu cargo, com plano de carreira e valorização salarial garantida.
Obviamente é de se esperar que para atuar em uma dessas instituições, se exija a formação adequada, ou seja, a licenciatura específica para cada área e/ou nível de escolarização a que a escola se dedica. E que os profissionais que aí trabalham, sejam titulares de seu cargo, com plano de carreira e valorização salarial garantida.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Encaminhamentos Aprovados na Assembleia Estadual – 12/11/2014 (URGENTE)

Pauta:
1 – Informes;
2 – Análise de Conjuntura;
3 – Calendário de Mobilização e Campanha Salarial 2015;
4 –Encaminhamentos;
5 – Outros.

Encaminhamentos:
Campanha Salarial
1.       Revogação do Decreto 3593/2010, Abono das Faltas e Garantia das progressões;
2.       Exigência de discussão previa do plano de carreira, descompactação da tabela salarial, 1/3 de hora atividade, garantia de remuneração de acordo com a formação mesmo em estágio probatório; com o SINTE/SC, antes de enviar para ALESC;
3.       Reajuste do Piso na carreira, integral, em janeiro;
4.       Revisão da lei dos ACTs;
5.       Realização de Concurso Público de Ingresso, para todos os cargos, no primeiro semestre de 2015;

Calendário:
1.         Audiência com o Secretário de Educação antes do final do ano, para garantir o abono das faltas;
2.         Reunião do Conselho Deliberativo na semana de Planejamento/Estudo, em fevereiro 2015;
3.         Assembleia Estadual na primeira quinzena de Março, em Florianópolis
4.         Caso o projeto sobre carreira for para ALESC antes de março, a Diretoria Executiva antecipará a data da assembleia estadual;
5.         Caso for encaminhado qualquer projeto para ALESC que prejudique a categoria, a Diretoria Executiva deverá convocar os trabalhadores em Educação para acompanhar a tramitação;
6.         Em 2015 serão realizados Encontros Estaduais de ACTs, Aposentados e Trabalhadores do magistério lotados na FCEE e conveniadas;
7.         Elabora material de esclarecimento e alerta, em 2014, sobre o que estará em jogo na discussão sobre o plano de carreira,

8.         Jornal mural sobre o calendário escolar de 2015;

SINTE INICIA A COBRANÇA DO PRÊMIO EDUCAR PARA APOSENTADOS

A ação coletiva nº 023.10.050469-0 que assegurou o pagamento do Prêmio Educar no período de 1º de março até 31 de julho de 2008 para todos os aqueles aposentados do magistério na rede pública estadual de ensino finalmente transitou em julgado e não cabe mais ao Estado recorrer da decisão. Com esta ação o Sinte-SC obteve ordem judicial garantindo aos trabalhadores em educação o direito de receber as diferenças atrasadas do prêmio educar que o Estado deixou de pagar.
Por este motivo, a Assessoria Jurídica do SINTE/SC vai iniciar a fase de elaboração dos cálculos de liquidação de sentença com o objetivo de atender todos os membros do magistério que foram beneficiados com a decisão judicial. Para apurar o montante devido pelo Estado para cada um dos servidores que integram a categoria e deixaram de perceber a verba são necessários os seguintes documentos:
i – Procuração individual de todos os interessados (disponível nas Regionais do SINTE)
ii – Pedido de Assistência Judiciária de todos os interessados (disponível nas Regionais do SINTE)
iii – Fichas Financeiras de 2008 (disponível na SED ou GERED’s)
iv – Cópia da Portaria de Aposentadoria emitida pela SED ou GERED’s
Importante lembrar que os servidores que tem direito a receber os valores retroativos são:
(i) aposentados antes de julho de 2008;
(ii) ocupantes dos cargos de Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação.
Os trabalhadores que ainda não encaminharam estes documentos e, que não possuam ação individual de cobrança tem até dia 12 de dezembro de 2014 para entregá-los nas Coordenações Regionais do Sinte ou na própria sede estadual, em Florianópolis.
Ressaltamos que a Assessoria Jurídica do SINTE continua firme a atuante em defesa dos trabalhadores da educação. Apresentamos votos de consideração e apreço a essa categoria tão combativa.
LUIZ CARLOS VIEIRA
COORDENADOR ESTADUAL
MARCELO SPECK DA ROSA
SECRETÁRIO DE ASSUNTOS JURÍDICOS E TRABALHISTAS

terça-feira, 4 de novembro de 2014

II ENCONTRO ESTADUAL DE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS DO SINTE/SC

DIA 21 DE NOVEMBRO - CFH – UFSC
Objetivos do Encontro:
  1. Discutir as questões raciais no Brasil, especialmente em Santa Catarina, considerando os aspectos históricos e sociológicos com implicações na educação.
  2. Identificar os impactos da implementação das Leis 10639/2003 e 11645/2008 no estado de SC.
  3. Formular estratégias para consolidar a legislação antirracista junto aos/às trabalhadores/as em educação
Programação:

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

SINTE/SC TEM AUDIÊNCIA COM FCEE PARA TRATAR DE DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL

Na tarde de ontem, 22/10, o SINTE/SC através do Coordenador Estadual Luiz Carlos Vieira, Secretário Geral Carlos Figueiredo e Secretária de Organização Rosangela Barreiros estiveram reunidos na Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE com o Diretor Administrativo Rubens Feijó, a Consultora Jurídica Ana Paula Darós e a Presidente da Associação dos Servidores da Fundação Elisete Vieira para tratar de diversas denúncias e reclamações de trabalhadores ligados a FCEE e as APAES conveniadas. Os casos que estão acontecendo em várias regiões do Estado, vão desde processos administrativos, afastamentos e assédio moral sofrido pelos servidores.
De acordo com SINTE geralmente nos processos a culpa recai apenas nos professores/as que acabam sendo punidos, enquanto os assediadores em alguns casos apenas trocados de lugar. A FCEE questionou e disse que também gestores são assediados. O Coordenador do Sindicato destacou que a entidade quer discutir no sentido de minimizar tais situações, e que mesmo atuando na defesa do trabalhador não quer colocar panos quentes, contudo, não podemos permitir chegar ao extremo, afirmou.
Dentre tantos, dois casos que estão em andamento foram destacados na reunião, um no CAPs, que fica dentro das instalações da FCEE e outro na APAE de Xanxerê, ambos com graves desdobramentos como processos administrativos, judiciais e risco para a integridade física de envolvidos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ATUALIZE SEU CADASTRO ONLINE JUNTO AO SINTE/SC

Comunicamos que a partir de agora o SINTE/SC possui uma ferramenta online de atualização cadastral. Você filiado/a que mudou de endereço, telefone, email ou outra informação importante para sua ficha junto a entidade, atualize seu cadastro sem precisar sair de casa nem telefonar.
É importante que todos os dados estejam corretos para que no caso de envio de algum material gráfico, ou pela internet o mesmo chegue ao destino, e que você esteja sempre informado sobre as ações do seu Sindicato.
Por isso solicitamos que atualize seus dados e compartilhe essa informação aos seus colegas do magistério.
Veja como é fácil:

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Feliz dia dos professores!

                    
PROFESSOR/PROFESSORA...
GENTE IGUAL. GENTE DIFERENTE.
GENTE QUE ACEITA A DIFERENÇA.
GENTE QUE OLHA NO OLHO.
GENTE QUE ACREDITA.

GENTE QUE SONHA.
GENTE QUE SE EMOCIONA E NÃO SENTE VERGONHA.
QUE DÁ E ACEITA OPINIÃO.
QUE TEM DEFEITO E ACEITA A IMPERFEIÇÃO.
QUE BRIGA E FAZ AS PAZES.
QUE ERRA E ADMITE QUE ERROU.
GENTE QUE PEDE E ACEITA DESCULPAS.
QUE NEM SEMPRE ACERTA MAS SEMPRE TENTA.
QUE TAMBÉM TEM PREGUIÇA MAS SEMPRE LEVANTA.
QUE FAZ MELHOR PORQUE FAZ O QUE GOSTA.
GENTE QUE VIVE O MOMENTO MAS NÃO ESQUECE O FUTURO.
QUE É LIVRE PARA SE COMPROMETER.
QUE TEM PRESSA MAS NÃO DEIXA DE DAR BOM DIA.
QUE VIBRA COM O BRASIL E TORCE PELO PLANETA.
GENTE QUE SE CUIDA E QUE CUIDA DA GENTE.
GENTE QUE GOSTA DE GENTE
QUE GOSTA DA BELEZA.
QUE GOSTA DA VERDADE.
GENTE BONITA DE VERDADE.

(Autor Desconhecido)

Com carinho Coordenação do SINTE/ Regional Blumenau

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

SINTE/SC RECEBE NOVAS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL NAS ESCOLAS

Devido ao aumento das denúncias de Assédio Moral e violência contra professores/as nas escolas, em reunião da executiva o SINTE/SC aprovou a elaboração de mais uma campanha de orientação e alerta para coibir que tais fatos continuem acontecendo.
O material esclarece e orienta de que forma devem proceder os/as trabalhadores que sofrerem este tipo de abuso. Lembramos também que já foi encaminhada uma cartilha que está disponível em PDF em nossa página e um jornal mural, ambos tratando do Assédio Moral.
Comunicamos aos/as Coordenadores/as das Regionais, Conselheiros e Lideranças que elaboramos um boletim online em PDF \sobre violência e assédio moral para que seja impresso e distribuído nas escolas. É importante também que o mesmo seja colocado em local bem visível nos locais de trabalho.
Download e impressão: Boletim Online Nº 26 Assédio Moral
O mesmo material será postado em nosso site e no facebook e importante que todos/as compartilhem os posts com o maior número possível de nossos/as filiados/as, para que a informação chegue em todas as unidades escolares do estado.
Internet:


terça-feira, 16 de setembro de 2014

SINTE/SC ENTREGA CARTA COMPROMISSO AOS CANDIDATOS/AS

Hoje de manhã o Sinte/SC entregou a pauta de reinvindicações da educação catarinense, inclusive a valorização dos profissionais da educação, e todo o conjunto de melhorias necessárias para uma educação de qualidade, os candidatos presentes Vignatti(PT), Gilmar(PSTU) E Janaina(PPL), os demais foram convidados porem não demonstraram INTERESSE pela pauta educacional, principalmente o Sr Raimundo Colombo e Paulo Bauer, nem representante sequer enviaram, ou seja esses dois ai que vem a anos SUCATEANDO a Educação catarinense fogem do sindicato como o diabo foge da cruz.
Então mais um fator para levar em consideração seu voto em outubro, candidato que não tem compromisso com a EDUCAÇÃO não merece seu voto.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SINTE/SC ENTREGA AMANHÃ CARTA COMPROMISSO A CANDIDATOS/AS AO GOVERNO DO ESTADO

O SINTE/SC enviou convite a todos os candidatos/as para a a entrega de uma carta compromisso com as reivindicações do magistério Catarinense aos candidatos/as ao Governo do Estado. 
A Diretoria Executiva do sindicato espera que todos/as compareçam, para que mostrem que a educação e a valorização dos seus trabalhadores/as é uma prioridade em Santa Catarina.
 
O evento acontecerá amanhã dia 15/09, segunda-feira, às 10 horas da manhã, no auditório do Hotel CECOMTUR, na Rua Arcipreste Paiva, 57, centro, Florianópolis.
 
Entre as principais reivindicações da categoria estão: 
Relação Sindical (negociações, liberações e direito a livre manifestação sindical)
Valorização (piso, carreira, jornada, concurso público, formação)
Gestão Democrática (eleições verdadeiramente diretas ao cargo de Diretor/a de Escola)
Setores do Magistério (AEs, ATPs e Especialistas)
Pedagógico (relação professor/a aluno/a, Lei dos ACTs, plano estadual de educação)
Estrutura (melhores condições de trabalho e condições físicas das escolas)
 
Escute aqui a entrevista com o Coordenador do SINTE/SC Luiz Carlos Vieira sobre a entrega da carta.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PROGRAMA EDUCAÇÃO EM PAUTA 08/09


  Neste programa o Coordenador do SINTE/SC profº Luiz Carlos Vieira fala sobre a entrega da Carta Compromisso aos candidatos ao Governo do Estado e o Coordenador da Regional Laguna Rudmar Correa sobre o descaso com as escolas em sua região.


CANDIDATOS TÊM ATÉ DIA 10 PARA ASSINAREM COMPROMISSO ELEITORAL COM A CAMPANHA “CONSELHEIRO CIDADÃO”

Documento foi remetido hoje (03) via e-mail para todos os postulantes ao cargo de Deputado Estadual
A Campanha “Conselheiro Cidadão” enviou hoje (03) a todos os candidatos a cadeiras na ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) uma minuta de Compromisso Eleitoral com a Sociedade Catarinense – http://goo.gl/hnTnDp  –  declarando que, se eleito Deputado(a) Estadual, irá subscrever ou apoiar Projeto de Lei que objetive regulamentar o processo de escolha dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Apoiada por aproximadamente 100 entidades da sociedade civil catarinense (manifesto em anexo), a Campanha “Conselheiro Cidadão”, que já aconteceu em oito Estados da federação, tem por objetivo tornar mais transparente, democrático e republicano o processo de seleção dos Juízes da Corte de Contas, com a participação direta dos cidadãos que se creditem portadores dos requisitos exigidos na Constituição Federativa.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

SINTE BNU volta ao horário normal

A partir do mês de setembro o SINTE/BNU volta ao horário de atendimento normal das 13:30 às 17:30.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

OS DESCASOS COM A EDUCAÇÃO CONTINUAM…OLHEM AS FOTOS E TIREM SUAS CONCLUSÕES

Nesta quinta – feira, 04 de setembro, em uma de nossas visitas nas escolas, estivemos na EEB André A. de Souza, na localidade de Roça Grande, município de Imbituba.
Esta escola foi uma daquelas que questionamos junto ao Secretário Estadual de Educação Eduardo Deschamps, bem como, seus companheiros que o acompanhavam, entre eles o Secretário da 19ª SDR de Laguna Robson Caporal, se a visita que eles estavam realizando em algumas escolas da região e do Estado, seria também realizada nas escolas em situação crítica, recebemos como resposta, a inviabilidade de visitas devido ao grande número de Escolas, resumindo, um NÃO.
Pois bem, nessa nossa visita, confirmamos aquilo que já havíamos notificado aos Secretários, de Educação e da 19ª SDR: a queda do forro da referida escola, que havia caído no final de semana, e que estava sofrendo uma TAPEAÇÃO para que fosse possível a continuidade das aulas durante a semana. Fomos informados pelo carpinteiro que não adiantava mais tapear, “pois, pregava aqui e arrebentava ali”.
Acontece que no exato momento de nossa visita, um dos técnicos de uma empresa terceirizada, estava entregando o boleto de pagamento do consumo de ÁGUA da ESCOLA CITADA. Para nosso espanto, o valor total a ser pago (meses em atraso), era de 2.584,92(DOIS MIL, QUINHENTOS E OITENTA E QUATRO REAIS E NOVENTA E DOIS CENTAVOS,anexo boleto). Indagamos o técnico e o mesmo disse que grande parte desses valores era devido a um vazamento existente em uma das caixas de água, e que este vazamento, já está ocorrendo há algum tempo. O mesmo técnico nos confirmou ainda que, devido ao vazamento constante e significativo, logo a caixa seria rompida com o perigo de vir abaixo todo o reservatório onde estão colocadas todas as caixas d ̓água, podendo ocasionar UM GRAVE ACIDENTE aos usuários da Unidade Escolar, pior que isso, é ser informado por Professores, que segundo a gerência de Educação de Laguna e os próprios responsáveis pela manutenção e restauração das escolas, as SDRs, dizerem QUE NÃO HAVIA PERIGO ALGUM NO VAZAMENTO DA ÁGUA.

VOTAÇÃO PRORROGADA

A votação online do PLEBISCITO CONSTITUINTE foi PRORROGADA para a HOJE às 23:59H. 

Participe: www.plebiscitoconstituinte.org.br

Nesse domingo o site e o sistema de votação online estiveram muito lentos ou fora do ar por algumas horas. Isso aconteceu devido à enorme quantidade de acesso e sequenciais ataques de hackers.
Por esta razão, decidimos prorrogar a votação até HOJE (08/09) às 23:59H.

#EuVotoSIM




quinta-feira, 4 de setembro de 2014

JORNADA EXAUSTIVA POR MELHORES SALÁRIOS ADOECE GRAVEMENTE OS PROFESSORES/AS


De acordo com matéria publicada no dia 29/09 pelo Diário Catarinense “cerca de 20% dos/as profissionais da educação no Brasil dão aula em mais de uma instituição. O cansaço da jornada estendida se reflete no ensino”.
Na verdade o SINTE/SC vem denunciando há muito tempo a excessiva jornada de trabalho dos/as profissionais em educação de Santa Catarina, que se veem obrigados a ministrarem aulas nos três turnos, em escolas diferentes e geralmente distantes de onde moram.
Ao assumirem mais e mais aulas para conseguir um salário minimamente razoável, tornaram-se verdadeiros/as Boias Frias, pois o deslocamento de uma escola para outro nos diferentes períodos impede que se alimentem de forma adequada e a grande maioria deles/as sobrevive de lanches ou marmitas, levando também em conta o baixo valor do vale refeição pago pelo governo.
Além disso, a categoria docente é uma das mais expostas e exigidas dentre e as categorias profissionais, sofrendo críticas e cobranças ferrenhas da sociedade, exige-se deles/as boa qualificação, qualidade de ensino, atualização de conhecimento, sem que lhes sejam dados subsídios para isso; na maioria das vezes estes/as profissionais pagam do próprio bolso sua qualificação, como ocorre em nosso estado, onde a maioria arcou com as despesas de sua pós-graduação e não houve o reconhecimento deste esforço por parte do governo.
Para a psicóloga Ana Maria Rossi, “a frustração profissional acaba se tornando uma rotina ponto de deflagrar a síndrome de burnout, uma condição de estresse e desânimo extremo com o trabalho”. “Trata-se de uma exaustão mental e física que se inicia com um sentimento de injustiça e falta de reconhecimento”.
Nos últimos 30 anos o sistema educacional brasileiro vem enfrentando uma crise sem precedentes, as necessidades da indústria e do mundo do trabalho mudaram drasticamente e Segundo Esteve (1999), “os profissionais da educação tiveram que se adaptar às características evolutivas dos processos de trabalho”. Entretanto, na maioria das vezes, não se observou uma melhoria das condições desse tipo de exercício profissional.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DESCARTE DE LIVROS DIDÁTICOS NOVOS GERA POLÊMICA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Uma escola de Santo Amaro da Imperatriz entregou cerca de 3 mil livros didáticos, grande parte deles novos e ainda lacrados, para um reciclador, este que denunciou o fato a imprensa. Os alunos da escola também se manifestaram nas redes sociais, o que fez com que o Diretor da Escola voltasse atrás. Ele procurou o catador e pegou os livros de volta. Segundo areportagem exibida hoje, 26/08, no Jornal do Almoço, o Diretor se isentou da culpa, disse que vai apurar os fatos e o pior de tudo, demonstrou não ter o menor conhecimento sobre a Legislação no que diz respeito ao descarte dos livros didáticos.

O Secretário de Educação Eduardo Deschamps afirmou que abrirá processo administrativo e que o diretor poderá até mesmo ser exonerado, o clássico poder do autoritarismo, já que todos os dias muitos trabalhadores/as da educação são assediados moralmente dentro das escolas.

Para o SINTE/SC a total falta de informação do Diretor sobre as Leis que regem a educação pública se dá pelo fato da velha política de indicação ao cargo de Direção de Escola, entretanto, Deschamps aproveitou a oportunidade para falar sobre a “Gestão Democrática” de mentirinha implantada pela SED, que até agora manteve a grande maioria dos Diretores que já ocupavam os cargos. Além disso, as “eleições” propostas pelo Governo não são democráticas, pois não há votação de forma igualitária e proporcional de toda a comunidade escolar.

Eduardo mencionou ainda a garantia de formação desses diretores e a apresentação de plano de gestão, contudo, vale ressaltar que o mesmo será submetido a uma banca de especialistas e não sabemos quais são os critérios de escolha desta banca, nem mesmo se esses especialistas serão isentos de ligações político-partidárias e qual é a garantia de sua imparcialidade.

De acordo com a Secretária de Imprensa e Divulgação do SINTE/SC Claudete Mittmann o descarte de livros didáticos novos já é prática nas escolas catarinenses, e só veio a público desta vez por conta das denúncias de alunos nas redes sociais e do reciclador cidadão que não concordou com o que viu.
Escute a entrevista com a Profª Claudete:

OS DISCURSOS ELEITOREIROS DE BAUER E COLOMBO AO DIÁRIO CATARINENSE SOBRE A EDUCAÇÃO

SINTE/SC

Bauer: “Eu não desejo fazer, eu vou fazer. Não é uma intenção, é uma realidade”.
Com estas palavras o candidato a Governador Paulo Bauer, o mesmo que quando Secretário da Educação concordou com seu então governador Luiz Henrique entrasse com uma Ação de inconstitucionalidade contra a aplicação do Piso Nacional Profissional do Magistério, com a clara intenção de não cumprir a lei. Este processo se arrastou de 2008 a 2011 quando o Supremo considerou a legalidade da lei que deveria ter sido aplicada em 2009 e isto não ocorreu por força da ação impetrada por Bauer e Luiz Henrique.

Afirma que apenas dois mil professores ganhavam salários abaixo do Piso e por isso foi necessário que o mesmo fosse implantado, e ainda justificou a política de abonos aplicada durante sua gestão como secretário da educação afirmando serem os mesmos necessários para compensar aqueles que recebiam um valor menor que o piso.

Em nossa opinião a fala de Paulo Bauer não passa de fanfarronice eleitoral, pois ou ele sofre de amnésia ou não lembra que os abonos batizados de Prêmio Educar para os/as ativos/as e Jubilar para os/as aposentados/as eram dados a toda a categoria. Foi uma estratégia pensada para fugir dos reajustes anuais pelo INPC com foco na não realização de concurso público de ingresso, o que levou o estado de Santa Catarina a ter a maioria dos/as professores de seu quadro contratados em caráter temporário.

Foi o inicio da política das aulas excedentes, em que o governo ofereceu a possibilidade de ganhos financeiros e ao começarem a assumir mais e mais aulas chegando a ministrar 40 horas semanais como forma de compensar a falta de reajustes, os/as professores/as os/as professores/as acabaram perdendo sua hora atividade que era de 30% das horas aula dadas. Este foi o inicio do desmantelamento da carreira do magistério.
Colombo: “Achatou a tabela. Isso é injusto, mas não tinha outro jeito”.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mulheres CUTistas iniciam curso de formação de gênero

No painel da sala Mata Atlântica da Escola Sul em Florianópolis imagens de Rosa Luxemburgo, Joana D’arc, Olga Benário, Maria da Penha, Margarida Alves e diversas outras mulheres que ao longo da história construíram uma trajetória de luta por uma sociedade igualitária e com justiça social.
Sentadas nas cadeiras distribuídas em círculo na sala, 30 mulheres trabalhadoras do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dirigentes sindicais, que diariamente lutam por equidade de gênero, respeito e igualdade entre homens e mulheres.
Assim começou o primeiro módulo do Curso de Formação de Formadoras em Gênero de Mulheres, conduzido por Vera Gasparetto, educadora da Escola Sul e mestranda em Sociologia Política. De acordo com Vera, o primeiro dia do Curso foi para apresentação do projeto e conhecimento da história de vida de cada uma. “É necessário conhecer a história das participantes e suas expectativas para que juntas possamos construir um curso coletivo, que atenda os anseios das mulheres do movimento sindical”, ressaltou Vera.

Na primeira noite do curso, aconteceu uma Conferência com o tema “A participação política na atualidade: prioridades e lutas da agenda do movimento de mulheres feministas”, com palestra da Professora Doutora, Teresa Kleba Lisboa, Sub-coordenadora do Doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

2º ENCONTRO ESTADUAL DE AES, ATPS E ESPECIALISTAS APROVA IMPORTANTES PROPOSTAS PARA O SETOR

No dia 14 de agosto de gosto de 2014 foi realizado o segundo encontro do importante setor dos/as AEs, ATPs e Especialistas na cidade de Campos Novos, com a participação de 120 delegados eleitos nos encontros regionais realizados durante os meses de junho e julho com o objetivo de discutir a situação destes/as profissionais diante das inúmeras tarefas e responsabilidades que os mesmos têm assumido dentro das unidades escolares.
Para o SINTE/SC estes encontros são fundamentais, pois unificam a discussão das pautas da categoria, pois nossa luta sempre foi em defesa dos direitos de todos/as os/as trabalhadores/as em educação.


Propostas Aprovadas nos Encontros Regionais – AEs, ATPs e Especialistas

Jornada:
  1. Direito de reduzir carga horária (atualmente quem tem 40 horas não pode reduzir);
  2. Defesa da hora-aula em contraposição a hora-relógio (exigida para os AEs, ATPs e Especialistas);
  3. Garantir recesso igualitário para todos os trabalhadores em educação;

Remuneração:
  1. Aplicação da lei do piso na carreira para todos os profissionais e pela isonomia salarial entre todos os trabalhadores em educação;
  2. Garantia da descompactação da tabela salarial, a isonomia e a salarial para todos os profissionais da educação.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SINTE/SC APOIA SIM OS MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO


Em resposta a texto enviado pelo grupo de oposição aos filiados, entidades e publicado nas redes sociais
O SINTE/SC é uma entidade séria que representa mais de 60 mil trabalhadores em educação, bem como, milita na defesa da escola pública, de qualidade e para todos. Mas como toda entidade sindical tem um grande viés político, e dentro de sua diretoria executiva várias forças e grupos com divergências ideológicas, o que é normal na democracia em que vivemos o que sempre foi e será respeitado por esta entidade.

Entretanto, não podemos esquecer que mesmo grupos de oposição não podem vir a público desvalorizar a imagem do SINTE/SC enquanto entidade, afirmando que o sindicato não apoia encontros e lutas pela educação.

Neste caso, trata-se do Encontro Nacional de Educação promovido pelo ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, entidade filiada a CSP-CONLUTAS, grupo o qual solicitou ao SINTE que financiasse o ônibus para o transporte da representação de SC para o evento que acontecerá no Rio de Janeiro.

Sendo assim, o SINTE/SC esclarece que apoia e participa das mobilizações pela educação, em 2014 estivemos presentes na Marcha Nacional da CNTE, confederação a qual somos filiados, da mesma forma aderimos a Greve Nacional de 3 dias promovida pela mesma entidade. Também participamos da Marcha dos Trabalhadores organizada pela CUT, central a qual somos filiados. Vale destacar que o grupo de oposição não participou de tais mobilizações, foram contrários, o que foi respeitado pelos demais membros da executiva do sindicato.

Além disso, fomos organizadores de vários atos públicos e mobilizações pelo estado, na luta pela nossa pauta de reivindicações que incluem a batalha pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional, descompactação da tabela salarial do magistério, 1/3 de hora-atividade, pelo fim do decreto das progressões, entre outros temas.