“O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”. (Martin Luther King)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dinheiro da Educação tem que ficar na Educação

A Deputada Estadual, Luciane Carminatti (PT) denunciou na tarde desta terça-feira (14), durante entrevista coletiva, na Assembleia Legislativa que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) estão sendo contabilizados no orçamento geral do Estado e divididos entre os Poderes.

A Lei nº 11.494 estabelece de forma taxativa que os recursos repassados através do FUNDEB para os estados devem ser utilizados exclusivamente para a educação, o que não acontece em Santa Catarina.

Luciane apresentou um estudo de que, desde meados de 2005, os recursos são inseridos no orçamento geral do Estado. “Os recursos do Fundo no orçamento geral chegam a 16,13%, totalizando um valor de R$ 1,3 bilhão. E isso significa que a Educação está perdendo recursos, pois o Fundeb, conforme a Lei, deve ter uma conta específica e não fazer parte do orçamento geral”, explica a parlamentar.

A Deputada salienta que o Estado precisa garantir no orçamento geral o repasse de 25% para a educação, além dos recursos do FUNDEB. “Com a garantia do repasse destes recursos sobrará mais dinheiro para o Estado investir na Educação que está carente de investimentos, tanto no sentido de valorizar os profissionais do magistério como na estrutura das escolas”, comenta Luciane.

Neste sentido, a deputada apresentou o Projeto de Lei 189/2011, onde propõe que os recursos do FUNDEB fiquem somente na Educação e sejam excluídos da base de cálculo da Receita Líquida Disponível (RLD).

Também protocolou na semana passada representações sobre desvio de finalidade em relação aos recursos do FUNDEB no Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, no Conselho do FUNDEB e no Ministério da Educação.

Além disso, apresentou três emendas para que os recursos do FUNDEB repassados do Governo Federal para o Governo Estadual, não sejam incluídos na base de cálculo dos recursos que devem ser repassados para outros órgãos públicos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário